O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou avião oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a Salvador durante o Carnaval. Ele curtiu o bloco Camaleão, com Bell Marques, assim que chegou a capital baiana.
Depois, o parlamentar usou a mesma aeronave militar para seguir para o Rio de Janeiro, onde desfilou pela Beija Flor de Nilópolis no Carnaval. Conforme o portal Metrópoles, os registros oficiais da FAB mostram que o avião decolou às 11h40 de sexta-feira (9/2) com oito passageiros a bordo.
Pouco antes de embarcar, o deputado havia se reunido com o presidente Lula no Palácio da Alvorada. Além do bloco, ele também visitou camarotes em Salvador e se encontrou com o governador Jerônimo (PT).
A Aeronáutica não divulgou os nomes dos companheiros de viagem de Lira. Porém, na maior parte do tempo, Lira estava acompanhado do deputado Elmar Nascimento (União-BA), nome favorito do presidente da Câmara para a sua sucessão no comando da Casa em 2025.
Na manhã do domingo de Carnaval (11/2), Lira seguiu para o Rio em voo da FAB também com 8 passageiros. A Beija Flor, escola onde desfilou, tinha como enredo Maceió, sua cidade natal.
A escola de samba contou com apoio financeiro da prefeitura da cidade, comandada por João Henrique Caldas (PL), aliado de primeira hora do atual presidente da Câmara.
Lira deixou a capital fluminense na manhã de segunda-feira (12/2), quando voou de FAB para Campinas, no interior de São Paulo. Desta vez, o avião levou cinco passageiros.
Como presidente da Câmara, Lira tem direito a requisitar voos da FAB. Segundo a legislação, ele pode pedir as aeronaves por questões de segurança, para viagens a serviço ou por emergências médicas.
No caso das viagem no Carnaval de 2024, Lira alegou motivos de “segurança”. Procurado pela Metrópoles, o deputado não se pronunciou. O espaço segue aberto.
Em 2023, Lira também alegou segurança para viajar de FAB para curtir o Carnaval. No ano passado, porém, ele usou a aeronave apenas para voltar de Salvador para São Paulo.