Os dois homens que conseguiram fugir do presídio de serguança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte, ainda não foram encontrados. Porém, fotos divulgadas nesta sexta-feira (16/02) ajudam a explicar como ocorreua primeira fuga em uma cadeia federal do país.
A fuga foi constatada na última quarta-feira (14/02). Na ocasião, as celas de Deibson Cabral Nascimento, 33, e Rogério da Silva Mendonça, 35, estava passando por uma reforma na colocação de uma luminária.
A imagem feita pela força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgada pelo UOL, mostra que os detentos abriram um buraco no local da luminária. De lá, conseguiram sair.
As celas e objetos usados estão passando por perícia. A força tarefa já encontrou pegadas e roupas deixadas para trás na fuga.
Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, elencou uma série de falhas nos protocolos de segurança na unidade. Segundo o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, o presídio passava por uma obra de manutenção e os presos aparentemente tiveram acesso as ferramentas usadas na reforma. Câmeras também não estariakm funcionando corretamente, o que aumenta a suposição de que houve uma falha humana.