Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Hassan solicita ao governador requalificação do Centro de Cultura de Jequié

Refletindo que conhecer as bases e raízes culturais de uma comunidade é fundamental para preservar suas origens, afirmar sua identidade e seu pertencimento à sua região, o deputado municipalista Hassan (PP) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a requalificação e modernização do Centro de Cultura de Jequié.

No pedido, feito através de indicação protocolada na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), o parlamentar explica que “a requalificação e modernização do Centro de Cultura se faz necessárias para melhorar a funcionalidade, segurança e capacidade de atender o público de forma adequada e para abrigar eventos e atividades culturais”.

O deputado destaca que “centros culturais desempenham papel fundamental em comunidades de todos os tamanhos e contextos, oferecendo uma gama de benefícios que tocam tanto no aspecto individual quanto no coletivo. Isso porque são marcos de educação, expressão e preservação cultural, que promovem a inclusão social e o desenvolvimento comunitário”. Ele lembra que o Centro de Cultura de Jequié é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e afirma que “trata-se de um patrimônio cultural, artístico e social para o Estado da Bahia, considerado um palco vital para a expressão cultural, o desenvolvimento intelectual e o fortalecimento da identidade local”.

O deputado frisa que o Centro de Cultura de Jequié foi, ao longo dos anos, um espaço de inclusão social e cultural, oferecendo à comunidade local e aos visitantes diversificada programação que abrange teatro, música, dança, exposições de arte, oficinas educativas, e outros eventos que enriquecem culturalmente a sociedade. Diante das características multifacetadas do espaço, Hassan destaca que “é notório que centros culturais promovem a inclusão e a diversidade ao acolher indivíduos de diferentes origens, idades e condições sociais, funcionando como locais de encontro onde a diversidade cultural é celebrada, assim como diferentes perspectivas são compartilhadas e respeitadas”.

O parlamentar defende que “a requalificação é essencial para modernizar este importante espaço público, assegurando a sua continuidade como centro de fomento à cultura, arte e educação, inclusive como vetor de desenvolvimento econômico, turístico e social para o município de Jequié”. Ele salienta que o apoio a artistas, artesãos, músicos e outros profissionais criativos é um fomento à economia criativa, podendo gerar empregos e a promoção do turismo cultural, atraindo visitantes interessados em experiências culturais autênticas.

Para ele, “é de suma importância a realização da reforma vindicada, a fim de que se resguarde um espaço tão relevante para a população jequieense”.

Ao justificar a indicação, Hassan lembra que a Constituição do Estado da Bahia prevê, em seu art. 269, que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais, respeitando o conjunto de valores e símbolos de cada cidadão e considerando a essencialidade da expressão cultural. Cita ainda a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que determina no seu artigo 27: “Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”.

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete organizações da sociedade civil. Para...

DEU RUIM! Brasileira é condenada à prisão por perseguir Harry Styles

A brasileira Myra Carvalho, acusada de perseguir e enviar cerca de 8 mil cartas ao cantor Harry Styles em menos de um mês, foi...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete...
Fundação Jose Silveira

Campanha usa título de eleitor gigante para chamar jovens para votar

Incentivar os jovens a votar como forma de fortalecer a democracia é o objetivo da campanha idealizada por sete...

DEU RUIM! Brasileira é condenada à prisão por perseguir Harry Styles

A brasileira Myra Carvalho, acusada de perseguir e enviar cerca de 8 mil cartas ao cantor Harry Styles em...

Elon Musk questiona quanto custaria comprar a “Rede Globo”; entenda

Após um pedido de um internauta, o empresário Elon Musk questionou, neste domingo (21/04), quanto custaria comprar a Rede...

Projeto leva vivências teatrais para alunos da rede municipal de ensino de Salvador

O projeto “Contando Histórias do Meu Mundão”, desenvolvido pelo grupo Chegança Atelier Cultural, chega à 2ª edição passando por...