Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Taxa de desemprego fica em 7,6% no trimestre encerrado em janeiro

A taxa de desocupação do trimestre encerrado em janeiro de 2024 ficou em 7,6%. Esse resultado é o menor para o período desde 2015. O índice está abaixo do registrado no trimestre terminado em janeiro de 2023 (8,4%). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O nível de desemprego ficou estável em comparação aos 7,6% do trimestre móvel imediatamente anterior, finalizado em outubro de 2023. Neste tipo de comparação entre trimestres subsequentes, essa foi a terceira queda consecutiva.

A população desocupada, ou seja, aqueles que estavam em busca de trabalho, chegou a 8,3 milhões, estável na comparação trimestral e recuando 7,8% (menos 703 mil pessoas) em 12 meses.

Ocupação
O número de trabalhadores ocupados chegou a 100,6 milhões, o que representa alta de 0,4% (ou mais 387 mil pessoas) ante o trimestre encerrado em outubro de 2023 e de 2% (mais 1,957 milhão de pessoas) em 12 meses.

Na comparação com trimestres móveis, os grupamentos de atividade que ajudaram a subir a ocupação foram transporte, armazenagem e correio (4,5%, ou mais 247 mil pessoas), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (1,9%, ou mais 241 mil pessoas) e outros serviços (3,1%, ou mais 164 mil pessoas).

De acordo com a coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy, é comum uma estabilidade da população ocupada no trimestre encerrado em janeiro, ou até mesmo uma queda dessa população, mas não foi o que aconteceu em 2024. “Pelo contrário, vemos uma expansão da ocupação”, apontou.

O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado chegou a 38 milhões, alta de 0,9% (ou mais 335 mil trabalhadores) entre os trimestres seguidos e de 3,1% (ou mais 1,1 milhão) ante o mesmo período do ano passado.

Informalidade
Já a quantidade de empregados sem carteira no setor privado (13,4 milhões) ficou estável no trimestre e cresceu 2,6% (mais 335 mil pessoas) no ano.

A taxa de informalidade foi de 39% da população ocupada. Isso representa 39,2 milhões de trabalhadores informais. O percentual é estável em relação ao mesmo trimestre móvel de 2023.

O rendimento real do trabalhador fechou janeiro de 2024 em R$ 3.078. Esse valor aponta alta de 1,6% no trimestre e 3,8% em 12 meses.

A Pnad Contínua traz informações de uma amostra de 211 mil domicílios de 26 estados e do Distrito Federal.

Definidos adversários de Bahia e Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil

A CBF definiu nesta quarta-feira (17/03) os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado na sede da confederação. O...

Polícia Civil apreende dois mil pares de calçados falsificados em Feira

Investigadores da 2ª Delegacia Territorial (DT/feira de Santana) e da Coordenação de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Sertão) autuaram um homem em flagrante e apreenderam...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Definidos adversários de Bahia e Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil

A CBF definiu nesta quarta-feira (17/03) os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Definidos adversários de Bahia e Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil

A CBF definiu nesta quarta-feira (17/03) os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado...

Polícia Civil apreende dois mil pares de calçados falsificados em Feira

Investigadores da 2ª Delegacia Territorial (DT/feira de Santana) e da Coordenação de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Sertão) autuaram um...

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de abril do novo Bolsa Família. Recebem nesta quarta-feira (17)...

SEQUESTRO: Família procura por taxista desaparecido após corrida para Fazenda Coutos

Uma família de Conceição do Jacuípe, cidade a 100 km de Salvador, procura por taxista desparecido. Segundo os familiares,...