Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Diversidade de produtos contagia público durante 11º Festival do Umbu em Uauá

Rodas de conversas, apresentações culturais e comercialização de produtos da agricultura familiar marcaram o segundo dia do 11º Festival do Umbu, que acontece no município de Uauá até este sábado (2/03). O evento, organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), tem como objetivo destacar a agricultura familiar através de práticas sociais, ambientais, culturais e econômicas no território Sertão do São Francisco.

O festival, que retorna após seis anos, celebra a safra do umbu e promove uma rica agenda cultural para Uauá e região. Os visitantes têm a oportunidade de assistir a shows, palestras, minicursos e visitar a Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar.

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, destacou que o festival apresenta a diversidade da agricultura familiar baiana. “Tenho um orgulho danado de chegar aqui nesse Festival do Umbu e ver tantas coisas boas e novidades da nossa agricultura familiar baiana. É a agricultura familiar abrindo caminhos para a valorização do umbu e ampliação da comercialização dos produtos”.

Entre as novidades mais saboreadas pelo público, especialmente nesta época de verão, foram os sorvetes e picolés Sabores da Caatinga, produzidos pela comunidade Lages, vinculada à Coopercuc. Outra novidade do Festival é a presença de estandes de outras regiões do país, como a Central do Cerrado (Brasília) e a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Coomapi), do Piauí.

O responsável técnico da Coomapi, Sérgio Viana, observou a importância do evento para a região. “Nós fomos convidados pela Coopercuc para fazer esse intercâmbio expondo os nossos produtos e estou vendo uma movimentação intensa de pessoas, o que é bom para divulgar a nossa marca”, disse Sérgio.

O diferencial de produção com as polpas orgânicas dos sabores típicos do Sertão, como umbu e licuri, foram destacados pela analista socioambiental Marailza Félix. “Para nós que somos daqui e também para os que vem de fora, é maravilhoso saborear o umbu em forma de sorvete, que fica muito mais gostoso”, ressaltou.

O 11º Festival do Umbu segue até este sábado (02/03), na Praça São João Batista, no centro de Uauá. O evento acontece, de forma gratuita, a partir das 9 horas, e conta ainda com exposições, apresentações culturais e de artistas regionais.

Definidos adversários de Bahia e Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil

A CBF definiu nesta quarta-feira (17/03) os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado na sede da confederação. O...

Polícia Civil apreende dois mil pares de calçados falsificados em Feira

Investigadores da 2ª Delegacia Territorial (DT/feira de Santana) e da Coordenação de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Sertão) autuaram um homem em flagrante e apreenderam...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Definidos adversários de Bahia e Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil

A CBF definiu nesta quarta-feira (17/03) os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Definidos adversários de Bahia e Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil

A CBF definiu nesta quarta-feira (17/03) os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado...

Polícia Civil apreende dois mil pares de calçados falsificados em Feira

Investigadores da 2ª Delegacia Territorial (DT/feira de Santana) e da Coordenação de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Sertão) autuaram um...

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de abril do novo Bolsa Família. Recebem nesta quarta-feira (17)...

SEQUESTRO: Família procura por taxista desaparecido após corrida para Fazenda Coutos

Uma família de Conceição do Jacuípe, cidade a 100 km de Salvador, procura por taxista desparecido. Segundo os familiares,...