Preço elevado dos alimentos preocupa Lula, mas a Bahia comemora suposta fartura

“Seu presidente,
Sua Excelência mostrou o que é de fato
Agora tudo vai ficar barato
Agora o pobre já pode comer.”
(Ministério da Economia, samba de
Geraldo Pereira e Arnaldo Passos)

A alta dos preços dos alimentos aos consumidores no fim de 2023 e início deste ano acendeu uma luz vermelha no Palácio do Planalto, que viu nisso uma das causas para a queda na avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apontada em pesquisas divulgadas na semana passada por três diferentes institutos.

Entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, o grupo de alimentação e bebidas foi o que mais pesou no cálculo da inflação – vale dizer, no bolso do brasileiro. Entre os vilões dessa alta, o arroz, a batata, a cebola e as frutas de modo geral, como bem sabem todos os que frequentam os supermercados.

Há outros fatores, evidentemente, para a queda na avaliação positiva do governo e para o crescimento dos índices daqueles que o desaprovam, como a segurança pública. Mas a elevação do custo de vida é um fator que pesa muito na avaliação do governo pela população e transforma-se em problema grave em ano eleitoral – teremos eleições para prefeito e vereador dentro de pouco mais de seis meses.

Por conta disso, o presidente Lula, nesta quinta-feira, 14, convocou para reunião no Palácio do Planalto os ministros Fernando Haddad (Fazenda); Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar); Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária); e Rui Costa (Casa Civil), além do presidente da Conab, Edegar Pretto.

Lula cobrou explicações e providências para baixar o custo dos alimentos. Ouviu que a produção agrícola foi afetada por questões climáticas, como as altas temperaturas e o maior volume de chuvas em diferentes regiões do país, o que provocou a elevação dos preços. Mas lhe anteciparam que já estão em andamento medidas como a facilitação de crédito, a formação de estoques públicos e a política de preço mínimo, capazes de baixar os preços. Os ministros prometeram resultados já no próximo mês.

Na Bahia, essa nossa ilha da fantasia, a situação parece ser diferente: em diversos pontos de Salvador, placas de outdoor com a assinatura do Governo do Estado anunciam que a agricultura familiar baiana está batendo recordes.

Ou seja: segundo a propaganda do governo estadual, mesmo com a seca em algumas regiões da Bahia e o elevado volume de chuva em outras, a agricultura familiar (supostamente responsável por cerca de 70% dos produtos que chegam à nossa mesa) está produzindo como nunca.
Essa fartura, porém, não encontra correspondência com os preços dos produtos nos supermercados. Neles, ao contrário, prevalece o que está ocorrendo no resto do país: pouca oferta e, consequentemente, preços elevados.

Vá entender…

José Carlos Teixeira
É jornalista, graduado em comunicação social pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em marketing político, mídia, comportamento eleitoral e opinião pública pela Universidade Católica do Salvador

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...