Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Cacauicultura 4.0: Evento no Oeste vai debater melhoramento genético do cacau e maior uso da tecnologia na produção

Um dos maiores eventos do país sobre produção do cacau, o Cacauicultura 4.0, que será realizado entre os dias 19 e 20 de abril em Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, divulgou sua programação completa. A ação terá palestras, workshops, networking e dia de campo, proporcionando uma experiência abrangente para os participantes.

Entre os temas debatidos está o melhoramento genético cacaueiro visando o desenvolvimento de clones de elevada produtividade para o Cerrado, que acontece logo no primeiro dia e terá exposição de Dario Ahnert, PhD em Genética e Melhoramento, e pesquisador sênior do Centro de Inovação do Cacau (CIC).

Outro tema crucial será a tecnologia. Uma das palestras discutirá ‘Tecnologia Digital e Controlada para Fermentação Automatizada’, com Rodrigo Mira de Oliveira, CEO Founder da Campotech. Ainda na área, haverá também um debate sobre concentração de safra do cacaueiro de alta tecnologia para otimizar a operação de colheita, com Victor Maia, professor da Universidade Estadual de Montes Claros.

O Cacauicultura 4.0 está em sua terceira edição e vai acontecer na sede da Biobrasil Mudas. O vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt, um dos idealizadores do evento, fala sobre esse marco da cacauicultura brasileira. “Eu enxergo com grande entusiasmo essa revolução que está ocorrendo na cacauicultura do Brasil. A Cacauicultura 4.0 é muito mais do que uma simples atualização tecnológica; trata-se de uma mudança de paradigma que pode impulsionar novos negócios a novos patamares de eficiência e produtividade”, afirmou.

Schmidt destacou que essa nova era oferece ferramentas inovadoras, como o uso da tecnologia, sensoriamento, automação, rusticidade e qualidade de mudas, que podem otimizar cada etapa do processo produtivo. “Este é o momento de aprender, trocar experiências e fortalecer nossa comunidade de produtores de cacau. O futuro da cacauicultura está diante de nós, e podemos moldá-lo juntos”, destacou.

“Vamos aproveitar essa oportunidade para impulsionar nossas plantações, melhorar a qualidade dos nossos produtos e garantir a sustentabilidade a longo prazo de nossos negócios. Conto com a sua participação, e convido a todos para participarem nessa jornada rumo à inovação e prosperidade na cacauicultura do Cerrado da Bahia. Juntos, podemos construir um futuro mais promissor para a cacauicultura brasileira”, acrescentou.

Para o diretor-geral de Alimentos e Ingredientes da Cargill na América do Sul, Laerte Moraes, “participar da Cacauicultura 4.0, em um momento tão marcante para a indústria do cacau, é motivo de muita satisfação para a Cargill. O evento, de grande importância para a estratégia da companhia, é fundamental para continuarmos apoiando os produtores e sermos parceiros em busca de rentabilidade e diversificação para os diferentes projetos de plantio, sempre alinhados às práticas de tecnologia e sustentabilidade”, ressaltou.

Confira a programação completa:

DIA 19/04:
– Cacauicultura brasileira: onde estamos e onde podemos chegar – Anna Paula Losi, presidente executiva da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau – AIPC.

– “Desafios do cultivo do cacaueiro no Oeste Baiano: adaptação de cultivares e influência da luz no desenvolvimento das plantas.” – Paulo Marrocos, Ana Maria Mapeli e Verônica Jayne Carvalho Idalino – Paulo Marrocos, Doutor em Fitotecnia, Pesquisador – CEPLAC, Professor – UESC. Ana Mapeli, Doutora em Fisiologia Vegetal, Professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Verônica Jayne Carvalho Idalino, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA-UFOB).

– Genética e melhoramento do cacaueiro visando o desenvolvimento de clones de elevada produtividade para o Cerrado – Dario Ahnert, PhD em Genética e Melhoramento, Pesquisador Sênior do CIC, Expert em Cacau.

– Tecnologia Digital e Controlada para Fermentação Automatizada – Rodrigo Mira de Oliveira – CEO Founder da Campotech.

– Concentração de safra do cacaueiro de alta tecnologia para otimizar a operação de colheita – Victor Maia – Professor da Universidade Estadual de Montes Claros.

– Tecnologias avançadas de comando e controle em sistemas de irrigação – Frederico Maia Haun, gestor de serviços da Rain Bird Brasil.

– Cenário atual do mercado e projeções futuras – Paulo Augusto Torres – Consultor de cacau para NEWMAR COCOA.

DIA 20/04 – DIA DE CAMPO
– Viveiro Biobrasil: início do castramento/ café da manhã

– Sessão Itinerante da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia

– Visita técnica Fazenda Santa Helena área do cacau do Grupo Schmidt.

– Encerramento na BioBrasil com festival de churrasco.

Serviço:
III Cacauicultura 4.0’
Data: 19 e 20 de abril de 2024
Local: Perímetro Irrigado de Riacho Grande, Riachão das Neves Bahia
Contato para a Imprensa: Larissa – 77 9 9809-1602
Email: cacauicultura4.0@gmail.com
Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/cacauicultura-4-0-a-nova-era/2337387

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu nesta quarta-feira (17) as sustentações orais das partes envolvidas no julgamento sobre a constitucionalidade da lei que estabeleceu...

FEZ A LIMPA: Homem disfarçado de estudante assalta comércios na Liberdade

Pelo menos três estabelecimentos comerciais foram assaltados por uma dupla e um dos suspeitos estava com farda de estudante da rede pública de ensino...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu nesta quarta-feira (17) as sustentações orais das partes envolvidas no julgamento sobre a...
Fundação Jose Silveira

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

O Supremo Tribunal Federal (STF) ouviu nesta quarta-feira (17) as sustentações orais das partes envolvidas no julgamento sobre a...

FEZ A LIMPA: Homem disfarçado de estudante assalta comércios na Liberdade

Pelo menos três estabelecimentos comerciais foram assaltados por uma dupla e um dos suspeitos estava com farda de estudante...

Polícia Civil leva tecnologia e atuação conjunta de Departamentos para Micareta de Feira 2024

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, a Polícia Civil levará modernização e inteligência policial durante sua atuação na...

Em feira internacional, trade turístico reconhece fortalecimento da promoção do destino Bahia

Representantes do trade turístico baiano visitam o estande da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na WTM Latin America,...