Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Criação de galinhas caipiras impulsiona geração de renda em comunidade quilombola de Irará

A busca por segurança alimentar e geração de renda ganha força nas comunidades quilombolas da Bahia, com a implantação de galinheiros, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Essa iniciativa tem transformado a realidade das famílias de agricultores e agricultoras familiares da Associação Rural das Comunidades Quilombolas da Olaria, Pedra Branca e Adjacências, com sede em Irará, município baiano localizado no território Portal do Sertão.

Os investimentos da CAR proporcionaram estrutura completa para os 19 galinheiros instalados, incluindo bebedouros, comedouros e a entrega de 950 pintos, além de ração, balde, carrinho de mão e triturador, equipamentos essenciais para o manejo adequado das aves.

Para Silvia Alves Sousa, uma das beneficiárias, essa ação representa uma mudança significativa em sua comunidade. “Estou feliz por ter ganhado meu galinheiro. É uma felicidade para todos nós. Antes, não recebíamos nada na nossa comunidade, mal ouvíamos falar. Agora, através do Governo do Estado, vemos as melhorias chegarem pra nós”.

Carmelita Alves da Silva compartilha a mesma satisfação. “Eu costumava criar apenas algumas galinhas para alimentar meus filhos. Esse projeto foi uma benção e essas galinhas hoje são uma diversão para mim. Ninguém me encontra mais dentro de casa, quando me procuram, estou com minhas galinhas”.

Antônio Melo enfatiza a melhoria proporcionada por essa iniciativa. “As coisas melhoraram muito. Antes, não tínhamos isso aqui e nossas condições não permitiam construir um galinheiro como esse. Antes, criávamos as galinhas soltas, no quintal, pelas terras, e hoje criamos em um lugar adequado. A expectativa é colher os ovos e que eles tragam um bom lucro para nós. Que esses ovos sirvam para o nosso consumo e que também possamos vendê-los para o entreposto que será inaugurado, em breve, na região”.

O entreposto de ovos, que é gerido pela União das Associações Rurais e Urbanas e está localizado próximo da comunidade quilombola de Olaria, na comunidade de Murici, está nos ajustes finais para ser entregue à população e representa uma oportunidade adicional para os agricultores locais comercializarem seus produtos.

Definidos adversários de Bahia e Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil

A CBF definiu nesta quarta-feira (17/03) os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado na sede da confederação. O...

Polícia Civil apreende dois mil pares de calçados falsificados em Feira

Investigadores da 2ª Delegacia Territorial (DT/feira de Santana) e da Coordenação de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Sertão) autuaram um homem em flagrante e apreenderam...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Definidos adversários de Bahia e Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil

A CBF definiu nesta quarta-feira (17/03) os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado...
Fundação Jose Silveira

Definidos adversários de Bahia e Vitória na 3ª fase da Copa do Brasil

A CBF definiu nesta quarta-feira (17/03) os confrontos da 3ª fase da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado...

Polícia Civil apreende dois mil pares de calçados falsificados em Feira

Investigadores da 2ª Delegacia Territorial (DT/feira de Santana) e da Coordenação de Apoio Técnico a Investigação (Cati/Sertão) autuaram um...

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a parcela de abril do novo Bolsa Família. Recebem nesta quarta-feira (17)...

SEQUESTRO: Família procura por taxista desaparecido após corrida para Fazenda Coutos

Uma família de Conceição do Jacuípe, cidade a 100 km de Salvador, procura por taxista desparecido. Segundo os familiares,...