Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia

Até sexta (5), Bahia promove uma das maiores conferências de ciência, tecnologia e inovação do país, em Salvador

A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cecti) da Bahia teve início nesta quinta-feira (4), reunindo cerca de 300 representantes de diversas regiões do Estado para discutir políticas públicas. O evento, promovido pelo Governo do Estado, segue até sexta-feira (5), no Hotel Fiesta, em Salvador, como um momento crucial para ouvir as demandas das diversas regiões, visando fortalecer a construção de uma política pública de inovação e tecnologia voltada para a inclusão e a criação de oportunidades.

Com o tema ‘Por uma Bahia mais inovadora’, esta edição da Cecti é considerada uma das maiores do Brasil em termos de mobilização e diversidade. Os representantes participarão de painéis dedicados a cada um dos quatro eixos temáticos, nos quais especialistas conduzirão debates visando propor recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) 2024-2030.

Gabriela Araújo, representante de Barreiras, destaca que as demandas nos diferentes territórios são multifacetadas, refletindo a diversidade e as particularidades de cada região: “eu venho do oeste baiano e a gente precisa que, cada vez mais, a ciência e tecnologia estejam presentes nas escolas para transformar o dia a dia dos nossos alunos e de nossas cidades. E esse evento é muito importante porque foi construído ouvindo nossas opiniões sobre as mudanças que a gente quer, sobre o que vai ser importante no nosso setor”.

De acordo com o chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes, a Bahia dá um passo importante ao produzir uma das maiores conferências do país com essa temática: “esse evento representa não apenas uma oportunidade para discutir políticas públicas, mas, também, um marco na promoção do diálogo e da representatividade no setor de ciência, tecnologia e inovação”.

Programação

Os participantes explorarão quatro eixos cruciais durante a conferência: recuperação e expansão do Sistema Nacional e Estadual de CT&I; reindustrialização e apoio à inovação empresarial; ciência, tecnologia e inovação em projetos estratégicos; e desenvolvimento social através da ciência e tecnologia. Com painelistas renomados e mediação especializada, os debates visam impulsionar políticas e projetos para tornar a Bahia um centro de inovação e desenvolvimento tecnológico.

No segundo dia do evento, os participantes discutirão e avaliarão essas propostas sistematizadas em grupos correspondentes aos eixos temáticos. Após essa etapa, uma plenária final será conduzida para analisar as proposições apresentadas nos grupos e elaborar o relatório final da conferência. Este documento orientará a formulação da nova política estadual de ciência e tecnologia, atendendo às demandas da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada de 4 a 6 de junho, em Brasília, Distrito Federal.

Edson Valadares, coordenador-geral da 5ª Cecti, ressalta a relevância dessa conferência no desenvolvimento de ações para uma Bahia mais inovadora: “é um espaço crucial para reunir diferentes atores e promover discussões que impulsionem políticas de ciência, tecnologia e inovação no estado, alinhadas com as demandas da sociedade e as necessidades do desenvolvimento regional”.

Etapas anteriores

Como parte preparatória para a conferência, foram realizadas virtualmente e presencialmente, entre 13 de março e 3 de abril, as Conferências Livres, eventos organizados por setores interessados em promover a troca de ideias sobre temas específicos. Esses encontros tiveram como eixos temáticos, a recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; a reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Participaram de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), incluindo todos os setores das universidades, empresas e empreendedores da área, gestores de políticas e incentivos; Executivo, Legislativo e Judiciário e membros da sociedade civil organizada.

As votações para a escolha dos 300 representantes aconteceram em 11 plenárias macroterritoriais, com cerca de 3 mil participantes e mais de 1000 propostas, nos municípios de Serrinha, Eunápolis, Irecê, Seabra, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus, Juazeiro e Lauro de Freitas.

“Foram mais de mil propostas construídas coletivamente no nosso estado, para que a gente possa trazer a importância e centralidade da ciência, da tecnologia e, principalmente, para que a gente possa integrar esse desenvolvimento a partir da Justiça Social”, enfatizou a primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, que estava presente no evento.

Prazo para inscrição nos Editais de Apoio às Agroindústrias Familiares da Bahia está se encerrando

O Edital para Organizações Produtivas Dinâmicas, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está com as inscrições abertas até o dia 15 de...

Inema destaca avanços no cadastro ambiental durante visita à comunidade quilombola

Para levar um maior entendimento sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)...

Prazo para inscrição nos Editais de Apoio às Agroindústrias Familiares da Bahia está se encerrando

O Edital para Organizações Produtivas Dinâmicas, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está com as inscrições abertas...
Fundação Jose Silveira

Prazo para inscrição nos Editais de Apoio às Agroindústrias Familiares da Bahia está se encerrando

O Edital para Organizações Produtivas Dinâmicas, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está com as inscrições abertas...

Inema destaca avanços no cadastro ambiental durante visita à comunidade quilombola

Para levar um maior entendimento sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), técnicos do Instituto do Meio...

O sintoma de câncer do pulmão que se manifesta nas mãos

Perda de apetite, dores no peito e, claro, tosse persistente são alguns dos sintomas mais conhecidos de câncer do...

Castramóvel realiza atendimentos no Abaeté até 16 de agosto

O Parque Metropolitano do Abaeté, em Itapuã, é o mais novo ponto de atendimento do Castramóvel, programa itinerante da...