Mutirão Odontológico para gestantes também atenderá por demanda espontânea neste sábado (06)

O 1º Mutirão Odontológico para gestantes de Salvador que acontece neste sábado (06), terá atendimento também por demanda espontânea; ou seja, as interessadas que comparecerem aos serviços municipais serão acolhidas mesmo sem agendamento prévio. A medida visa facilitar ainda mais os acessos dessas mulheres ao serviço, que acontecerá das 08 às 17h. Quase 200 gestantes já garantiram seus atendimentos antecipadamente e serão assistidas por mais de 30 profissionais envolvidos nessa iniciativa pioneira da capital baiana.

O 1º Mutirão Odontológico das gestantes soteropolitanas tem o objetivo de promover saúde, prevenir e tratar doenças bucais tanto das mamães, quanto dos seus bebês, uma vez que alguns estigmas acerca do cuidado com a saúde bucal das gestantes impedem a procura por esse serviço durante a gestação. A ausência de cuidados com a saúde bucal pode, por exemplo, gerar impactos negativos na gestação, como parto prematuro ou o nascimento do bebê com baixo peso. A iniciativa será centralizada nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) Carlos Gomes, localizado na Rua Carlos Gomes, nº 63/66, Centro; CEO Alto da Cachoeirinha, na Rua Alto da Cachoerinha, Cabula VI; e o CEO de Periperi, na Rua Dom Pedro II, s/n, Periperi.

A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde explica a abertura de vagas por demanda espontânea. “Primeiramente a medida por marcação teve o objetivo de preservar o bem-estar da gestante, garantindo um atendimento ágil com direcionamento da unidade e a hora marcada para os procedimentos. Mas, entendendo que algumas mamães possam ter tido dificuldade de comparecer às unidades de saúde para fazer suas marcações prévias, estamos disponibilizando essas vagas para facilitar o acesso ao serviço, entendendo a importância dos atendimentos”, destacou Ana Paula Matos.

Distribuição de kits gratuitos – Durante o mutirão, as gestantes terão acesso a primeira consulta odontológica, com entrega de kits odontológicos contendo escova dental, creme dental e fio dental, como também orientação de higiene bucal, alimentar, cuidados com a saúde bucal do bebê e caso tenham necessidade de continuidade ao tratamento odontológico serão referenciados para a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Caravana de Direitos Humanos: SJDH percorrerá duas semanas de trecho pelo território Sertão Produtivo

De 23 a 31 de Julho, a Caravana de Direitos Humanos volta à estrada para promover o acesso à cidadania e fortalecer as redes...

OS DOIS MORRERAM: Cabo da PM e outro motociclista batem na BA-542

O Cabo PM Walteir dos Santos Mota morreu em um acidente veicular, na manhã deste domingo (21/07), na BA-542. Ele pilotava uma moto e...

Caravana de Direitos Humanos: SJDH percorrerá duas semanas de trecho pelo território Sertão Produtivo

De 23 a 31 de Julho, a Caravana de Direitos Humanos volta à estrada para promover o acesso à...
Fundação Jose Silveira

Caravana de Direitos Humanos: SJDH percorrerá duas semanas de trecho pelo território Sertão Produtivo

De 23 a 31 de Julho, a Caravana de Direitos Humanos volta à estrada para promover o acesso à...

OS DOIS MORRERAM: Cabo da PM e outro motociclista batem na BA-542

O Cabo PM Walteir dos Santos Mota morreu em um acidente veicular, na manhã deste domingo (21/07), na BA-542....

Inscrições para o edital de apoio a festas, feiras e festivais literários seguem abertas até 31 de julho

As inscrições para o edital de concessão de apoio a festas, feiras e festivais literários, que faz parte do...

Desenbahia assina primeiro contrato de financiamento de carro elétrico para taxistas

A Diretoria da Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia – assinou o primeiro contrato de financiamento...