Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Gorverno do Estado da Bahia

Codesal mobiliza voluntários para doação de sangue no Hemoba

Cerca de 60 voluntários da formação Mobiliza Defesa Civil, da Defesa Civil de Salvador (Codesal), participaram nesta sexta-feira (5) de uma capacitação que visa disseminar as ações da instituição em comunidades de risco da capital baiana. A formação dura cinco horas e pode ser feita por qualquer cidadão.

Durante a formação em ações da Codesal, a entidade promove convites aos participantes para que colaborem com o Hemoba como doadores, de modo a auxiliar com a instituição em um momento de baixa nos estoques. “Temos mais de mil voluntários cadastrados, aos quais enviamos mensagens convidando para realizar a doação, o que é também reforçado durante a formação”, explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, Fabiana Santana.

As aulas acontecem sempre na primeira sexta-feira de cada mês e, para participar, é preciso entrar no site da Codesal (www.codesal.salvador.ba.gov.br), acessar a aba Seja Voluntário, preencher as informações e aguardar a resposta através do e-mail cadastrado.

De acordo com Fabiana, ainda há muita informação a ser desmistificada em relação à doação de sangue. “Percebemos que ainda há medo, preconceito e falta de informações precisas sobre o tema. Às vezes, as pessoas não sabem o que é necessário para doar. Então sugerimos que os cidadãos compareçam ao Hemoba para concluir a doação, além de se informar ainda mais sobre o assunto. Nossos colaboradores já passam por esse processo e aproveitamos essa porta de entrada, com 60 voluntários por mês, para fazer esse incentivo”, destaca.

A formação é dividida em quatro módulos. O primeiro, Defesa Civil Institucional, apresenta as ações da Codesal e de outras secretarias. O segundo, Primeiros Socorros, demonstra como prestar o primeiro atendimento em casos de situações de crise. O terceiro módulo, Mudanças Climáticas, explica a situação e o papel deles neste processo de alterações constantes. Além de Percepção de Risco em Defesa Civil, onde engenheiros da Codesal ensinam as pessoas a perceber quando determinado local ou moradia corre riscos estruturais.

Reinaldo de Jesus Santos está há 12 anos colaborando com a Defesa Civil. Morador da Cidade Nova, ele acredita que o convite à doação é a melhor forma de ampliar o número de participantes. “É sempre importante contribuir. Sempre que posso estou disposto a participar, pois acredito estar ajudando a salvar vidas. Além disso, a formação me ajuda a agregar mais conhecimentos e disseminar a informação”.

“Acho válido conciliar esses fatores de segurança da cidade com a preocupação com a saúde pública, com mais pessoas de voluntariando para o bem da cidade. Moro em comunidade de risco e acredito que dividir conhecimento é sempre importante”, avalia a auxiliar administrativo Raiane Soares, de 33 anos.

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso da desembargadora e da juíza...

Servidores estaduais têm desconto especial para aquisição de veículos da BYD

O Governo do Estado e a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) formalizaram, nesta quinta-feira (11), uma importante parceria para garantir que os servidores...

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso...
Fundação Jose Silveira

Ministério acompanha caso de aborto legal negado pela Justiça em Goiás

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse hoje (13), em uma rede social, que a pasta acompanha o caso...

Servidores estaduais têm desconto especial para aquisição de veículos da BYD

O Governo do Estado e a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) formalizaram, nesta quinta-feira (11), uma importante parceria...

Cinco bairros recebem 4ª Rodada da Copa Salvador Interbairros neste domingo (14)

A 4ª Rodada da Copa Salvador Interbairros acontece neste domingo (14), em cinco campos da cidade: Boca do Rio,...

Câmara aprova definição do projeto marco legal de hidrogênio verde

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa quinta-feira (11), a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de...