BUEL AGORA É CRIS: Saiba quem é o líder do CV que não tem mandado de prisão e é responsável por ataques

Apontado como “chefe do setor operacional” do Comando Vermelho (CV), o traficante conhecido como ‘Buel’, que agora mudou o apelido para ‘Cris’, não tem mandado de prisão em aberto. Ele estaria no mesmo patamar dos traficantes Val Bandeira (Complexo do Nordeste de Amaralina) e Zoio de Gato (Cosme de Farias). São as três maiores forças atualmente em Salvador.

É o que revela apuração do Informe Baiano concluída neste sábado (14/04) após conversas com fontes de diversos setores de inteligência das forças de segurança e também moradores antenados com a atividade criminosa. O bandido teria participação direta em mais de 300 homicídios na capital e ainda deu suporte para ataques contra rivais do Bonde do Maluco (BDM) em localidades de Salvador e região metropolitana, a exemplo do Calabar, Alto das Pombas, Engenho Velho de Brotas, Valéria e Ilha de Itaparica.

“Ele lidera o setor operacional do CV. Qualquer ataque na Bahia e em Sergipe passa por ele. É ele que fornece os armamentos, a estrutura e monta a tática. Também é ele que contacta Val Bandeira e Zoio de Gato. Caso não tenha a estrutura suficiente, aí pede para Val e Zoio”, afirma a fonte.

O movimento atual da Tropa do Cris ou Tropa do Mano acontece em Mirantes de Periperi, porta de entrada do Subúrbio Ferroviário de Salvador. O grupo já domina a localidade e agora é questão de tempo para avançar rumo aos outros bairros, promovendo ainda mais terror e pânico para a população.

“Buel não conhece essa região. Ele monta a estrutura e fornece toda logística. Quem comanda a ação no terreno é o indivíduo conhecido como Tchucky, um velho conhecido e que faz jus ao apelido. Ele é sanguinário. Nessa ação aí ele teve o apoio de Val Bandeira e Pai Pequeno, ambos do Nordeste, Galo da Candelária e Zoio de Gato do Cosme de Farias. Inclusive dos quatro presos de domingo, três são do Nordeste”, acrescenta.

Foto: Informe Baiano

Na região de Mirantes de Periperi, tanto no Morro como na Baixada, muros de dezenas de residências foram pichados. Os integrantes do CV exibem armas de grosso calibre, a exemplo de fuzis. Dois moradores, pessoas sem envolvimento com o crime organizado, foram mortos por bala perdida na semana que passou. Já na noite de sábado (13/04), um rival foi sequestrado e executado com mais de 100 tiros em um matagal na Rua Daniel Além. Tudo foi filmado e divulgado nas redes sociais. O CV ainda comemorou o fato de ter ganhado um fuzil da vítima.

Redes sociais

“Eles estão escondidos dentro do mato, estamos sufocando, mas impressiona a quantidade de munições que eles tem. Chegaram a trocar tiros com rivais do BDM e depois com a PM por mais de duas horas. Foram duas horas ininterruptas atirando de fuzil. Você sabe o que é isso? É inacreditável”, contou outra fonte do IB, obviamente, também sob anonimato.

Afinal, quem é Buel ou Cris ou O Mano?

O traficante é considerado do “O dono do Buracão” de Tancredo Neves. Ele mudou o apelido, que agora é chamado de Cris, uma referência ao seriado norte-americano ‘Todo Mundo Odeia o Chris’, que retrata a rotina do adolescente do Brooklyn nos anos 80.

Subúrbio
Foto: redes sociais

A suspeita é que o criminoso ganhou esse vulgo durante do batismo como ‘cabeça-cara’ da facção carioca no Rio de Janeiro. Ele estaria vivendo na comunidade da Penha. Frio, calculista e apontado como empreendedor, ‘Buel’ teria laços com policiais e políticos. No campo financeiro, um dos seus investimentos é uma banda de pagode. “No Tancredo todo mundo sabe quem é o dono. Nem precisa mencionar o tal grupo musical”, disse uma fonte do IB. Depósitos de bebidas e de materiais de construção, peixaria, motel, salão de beleza e lojas de carro também fazem parte do seu patrimônio. Fala-se também em postos de combustíveis.

Em nota enviada ao IB, o escritório OSF Advocacia Especializada relatou que é falsa a informação de que o mesmo estaria vinculado a grupos criminosos e supostas “invasões” a bairros de Salvador, imputando ainda a conduta de “chefe de setor operacional” de uma organização criminosa e muitas outras condutas.

Os defensores disseram também que respeitam e admiraram todos os meios de
comunicação, que “são essenciais ao funcionamento de uma nação, bem como a liberdade de
imprensa é a base para todo Estado Democrático de Direito”.

Zico é assaltado em Paris e tem prejuízo milionário

Zico, ex-jogador do Flamengo e embaixador do Brasil em Paris, foi vítima de um assalto na capital francesa, nesta quinta-feira (25/07). O prejuízo é...

SUSTO! Elevador despenca e deixa cinco feridos no Hospital das Clínicas

O elevador do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), conhecido como Hospital das Clínicas, despencou na tarde dessa quinta-feira (25/07). Na ocasião, cinco...

Zico é assaltado em Paris e tem prejuízo milionário

Zico, ex-jogador do Flamengo e embaixador do Brasil em Paris, foi vítima de um assalto na capital francesa, nesta...
Fundação Jose Silveira

Zico é assaltado em Paris e tem prejuízo milionário

Zico, ex-jogador do Flamengo e embaixador do Brasil em Paris, foi vítima de um assalto na capital francesa, nesta...

SUSTO! Elevador despenca e deixa cinco feridos no Hospital das Clínicas

O elevador do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), conhecido como Hospital das Clínicas, despencou na tarde dessa...

Simm oferece 83 vagas para esta sexta-feira (26)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 83 vagas de emprego e estágio em Salvador...

OLIVEIRA DOS BREJINHOS: Homem é morto dentro de mercado no interior da Bahia

Um homem foi morto a tiros dentro de um mercado do povoado Beira-Rio, localizado na zona rural da cidade...