Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Comissão de Agricultura realiza reunião itinerante durante evento sobre produção do cacau no Oeste da Bahia

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou neste final de semana uma reunião itinerante em Riachão das Neves, no Oeste do Estado, durante o Cacauicultura 4.0, um dos maiores eventos do país sobre produção do cacau. Participaram da atividade itinerante parlamentares que fazem parte do colegiado, além de representantes do setor agropecuário da região.

O Cacauicultura 4.0, realizado entre sexta-feira (19) e sábado (20), contou com palestras, workshops e networking, além de debates sobre diversos temas, como o melhoramento genético cacaueiro visando o desenvolvimento de clones de elevada produtividade para o Cerrado. O evento está em sua terceira edição.

O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), presidente da Comissão de Agricultura, afirmou que a cacauicultura brasileira vive um novo momento de crescimento e com muitas oportunidades para se desenvolver ainda mais. Ele lembrou que, nos últimos meses, a importação do cacau chegou a subir mais de 300%.

Comissao de Agricultura realiza reuniao itinerante durante evento sobre producao do cacau no Oeste da Bahia
Foto: divulgação

“A produção de cacau viveu sua era de ouro na Bahia e estava em baixa, mas temos agora um novo ciclo de oportunidades. Ouvimos aqui as demandas de produtores e entidades e vamos buscar resolutividade para aproveitar este momento e ampliar a geração de emprego e renda, além de promover desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, afirmou.

Segundo ele, há diversas demandas, como a ampliação da oferta de crédito, fortalecimento dos órgãos de assistência técnica aos produtores e desafios relacionados à comercialização. Ao lado do Pará, a Bahia é hoje a maior produtora de cacau do país, com área de mais de 403 mil hectares, com 111,4 mil toneladas.

Outros temas do evento foram o uso da tecnologia e o cenário atual do mercado. A sessão itinerante ocorreu neste sábado (20), quando também foi realizada uma visita técnica à fazenda Santa Helena, área de cacau do Grupo Schmidt. O Cacauicultura 4.0 tem entre os idealizadores o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt.

A audiência itinerante foi proposta pelo deputado estadual Antonio Henrique Junior (PP) e contou com a participação também dos deputados Luciano Araújo (Solidariedade), Eduardo Salles (PP), Tiago Correia (PSDB) e Ricardo Rodrigues (PSD), vice-presidente da Comissão de Agricultura.

CHOCANTE! Andressa Urach faz s&xo ao vivo com namorado em festa de lançamento de revista

Nesta terça-feira (07/05), a Playboy comemorou o lançamento de sua nova edição, mas o que chamou a atenção de todos foi a atitude inusitada...

Drogas e munições são apreendidas em Santo Antônio de Jesus

Uma espingarda, um revólver 38, 14 munições de calibre 9 mm, dois carregadores de pistola, 14 papelotes de cocaína, 77 porções de maconha, um...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CHOCANTE! Andressa Urach faz s&xo ao vivo com namorado em festa de lançamento de revista

Nesta terça-feira (07/05), a Playboy comemorou o lançamento de sua nova edição, mas o que chamou a atenção de...
Fundação Jose Silveira

CHOCANTE! Andressa Urach faz s&xo ao vivo com namorado em festa de lançamento de revista

Nesta terça-feira (07/05), a Playboy comemorou o lançamento de sua nova edição, mas o que chamou a atenção de...

Drogas e munições são apreendidas em Santo Antônio de Jesus

Uma espingarda, um revólver 38, 14 munições de calibre 9 mm, dois carregadores de pistola, 14 papelotes de cocaína,...

Criança indígena venezuelana morre com sinais de desnutrição no sul da Bahia

Uma criança de 2 anos morreu após ser internada com sinais de desnutrição em Itabuna, no sul da Bahia....

Quatro em cada 10 moradias do país têm alguma inadequação básica

Quatro em cada 10 domicílios (41,2%) em cidades brasileiras apresentam inadequações como falta de energia, saneamento básico, banheiro exclusivo...