Encontrado, na Espanha, tesouro com moedas do Império Romano

Trabalhadores encontraram nesta quarta-feira (27) em Tomares, na região da Andaluzia, no Sul da Espanha, dezenove ânforas romanas com 600 quilos de moedas de bronze datadas do fim do Século III e início do Século IV. As primeiras hipóteses são de que eram destinadas ao “pagamento do exército”.

moedas romanas 01

“É um conjunto único e com pouquíssimos paralelos. Na história do Império Romano, do baixo império na Espanha não conhecemos nenhum paralelo”, disse na Ana Navarro, diretora do Museu Arqueológico de Sevilha, para onde foram transferidas as ânforas e as moedas. Navarro não avaliou a descoberta em valores equivalentes, mas estimou que “pode, ser de milhões de euros, certamente”.

moedas romanas 03

As moedas, que têm inscrições dos imperadores Maximiano e Constantino, “estão no que chamamos em linguagem técnica de ‘Fleur de Coin'”, o que quer dizer que não foram colocadas para circular entre a população, acrescentou a especialista.

“A maioria é de moedas recém cunhadas e provavelmente algumas têm banho de prata, não apenas de bronze”, disse Navarro.


Fonte: O Globo

 

Últimas Noticias

Prisco critica apuração oficial da morte de Wesley Góes

O deputado estadual Soldado Prisco considerou "prematura e governista" a apuração do Inquérito Policial Militar (IPM) da morte do...