Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social será entregue em até oito meses

Com o intuito de adequar a capital baiana ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a Prefeitura de Salvador criou grupo de trabalho para ajustar a confecção do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (PMSPDS), de acordo com decreto assinado pelo prefeito Bruno Reis (União) no Diário Oficial do Município do dia 29 de abril.

O plano, que é requisito para que a cidade obtenha recursos, sobretudo, para a atuação e capacitação de profissionais da Guarda Municipal, será discutido em audiências públicas e também será elaborado um diagnóstico sobre o problema. A expectativa é de tudo esteja concluído em cerca de oito meses.

Foram escolhidos representantes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública para liderar as discussões do documento. São eles: Paulo Emmanuel Macedo de Almeida Alves e Joanderson Oliveira Fagundes, pela Semop, e João Gomes de Souza Neto e Vagner Ribeiro Santos, da Guarda Municipal.

“O prefeito nos procurou e determinou que providenciássemos todas as medidas necessárias para a construção de um procedimento licitatório para efetuar a contratação de empresas de consultoria e tecnologia da informação para nos auxiliar na elaboração de um plano de segurança municipal. A preocupação do prefeito era que Salvador estivesse plenamente adequada às diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública, o SUSP, consequentemente atendendo da melhor forma possível o cidadão soteropolitano, os turistas, e, consequentemente, fazendo com que a cidade tivesse uma qualidade e uma condição de oferecer serviços melhores”, explicou Paulo Alves, que presidirá o grupo, enfatizando que o documento ainda terá definições das atribuições do município, bem como do Estado, sobre a gestão da Segurança Pública.

Outro destaque do grupo de trabalho é João Neto, que foi o primeiro inspetor-geral de carreira da Guarda Civil Municipal de Salvador, especialista em segurança pública e privada e componente do Grupo de Trabalho Nacional de Políticas de Segurança Pública Municipais.

“A ideia é que o Plano Municipal de Salvador seja modelo para todas as capitais do Brasil. O documento será sistêmico, integrando todos os órgãos da prefeitura e a cidade é terá a duração de 10 anos, sendo revisado e aperfeiçoado a cada dois anos”, relatou.

O prefeito Bruno Reis, na última terça-feira (30) enfatizou a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública durante o anúncio de apoio do Partido Liberal (PL) à sua reeleição.

“Nós fizemos uma licitação e, ao final, uma consultoria saiu vencedora. Demos a ordem de serviço e os trabalhos já iniciaram. Existe uma série de ritos, como as audiências públicas que serão realizadas. Um diagnóstico precisa ser feito e outros marcos de entrega. A nossa expectativa é de que esse plano possa estar sendo concluído em um prazo máximo de seis a oito meses”, explicou.

O prefeito ainda chamou atenção para o atual estado de insegurança pública de toda Bahia que, inclusive, tem duas cidades entre as 50 mais violentas do mundo. “O que estamos vendo nos bairros carentes é lamentável. As pessoas não podem mais sair das suas casas e visitar seus familiares que moram em outras áreas. Trabalhadores de uma área não pode trabalhar em outros bairros. Isso não é um problema eleitoral, está no dia a dia da cidade”, disse o prefeito.

Confira as competências do grupo:

I – Coletar as informações dos diversos órgãos componentes da Prefeitura Municipal de Salvador, figurando como órgão centralizador na captação e no repasse das informações essenciais à elaboração do PMSPDS à empresa contratada;

II – Assistir ao fiscal na supervisão do serviço de consultoria contratado;

III – Coordenar as ações junto aos diversos órgãos da PMS na elaboração da PMSPDS em conjunto com a consultoria contratada;

IV – Representar a PMS nos eventos e discussões sobre o tema;

V – Assessorar as diversas unidades da PMS sobre o tema;

VI – Realizar articulação com representantes da entidade civil organizada e demais órgãos públicos das esferas Estadual e Federal no processo de elaboração do PMSPDS;

VII – Prestar apoio ao fiscal do Contrato celebrado entre a Semop e a empresa de consultoria, observada a previsão do item 24 do Termo de Referência do Pregão Eletrônico nº 009/2023-Semop.

Governo do Estado lança campanha do Maio Amarelo com ação transversal entre Detran-BA e Hemoba

A Bahia segue como referência em ações e investimentos para um trânsito mais seguro. O Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito...

Suspeito é preso por se passar por policial civil e extorquir moradores em Muritiba

Um suspeito foi preso nesta quinta-feira (8) no distrito de São José do Itaporã, no município de Muritiba, no Recôncavo baiano, acusado de extorsão...
Corem

Governo do Estado lança campanha do Maio Amarelo com ação transversal entre Detran-BA e Hemoba

A Bahia segue como referência em ações e investimentos para um trânsito mais seguro. O Governo do Estado, através...
Prefeitura Vitoria da Conquista

TRISAL! Líder da facção KLV localizado com as duas esposas em cobertura de R$ 5 milhões

Em nova ação de inteligência no combate ao crime organizado, equipes das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado...

TERRORISTAS DO LOBATO: Operação caça integrantes de facção e seis já são presos

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a Operação Muralha, com o objetivo de cumprir...

COMEÇOU NO CALABETÃO! Tiroteio entre facções espalha terror durante a madrugada em três bairros de Salvador

Uma intensa troca de tiros entre facções criminosas causou pânico e tensão para moradores de pelo menos três bairros...

MILLY MUNIZ: Bandidos invadem casa em Águas Claras e matam mulher

Uma mulher conhecida como Milly Muniz foi morta a tiros na noite desta terça-feira (13/05) no bairro de Águas...