Licitação e contrato do VLT do subúrbio são ilegais, diz Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) julgou, em sessão plenária na quinta-feira (16/05), o projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Segundo o órgão, tanto a licitação quanto o contrato são ilegais.

Os juízes julgaram que foram encontradas várias irregularidades nas decisões tomadas pelo Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP). Essas irregularidades estão ligadas, direta ou indiretamente, às reuniões que aconteceram nos dias 24 e 30 de janeiro de 2018. Além disso, a unidade técnica do TCE encontrou indícios que sugerem que um dos concorrentes nas licitações pode ter sido favorecido de forma indevida.

Conforme a nota do TCE, foram julgadas “a Parceria Público Privada (PPP), na modalidade de Concessão Patrocinada para implantação das obras civis e sistemas, fornecimento do material rodante, operação e manutenção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou outro modal equivalente de transporte público sobre trilho ou guia e movido a propulsão elétrica, além de ter declarado também a ilegalidade do Contrato de Concessão Patrocinada sob a modalidade de Parceria Público-Privada, resultante do mesmo processo licitatório”.

Os juízes concordaram em fazer o encaminhamento de tudo que foi definido pelo TCE ao Ministério Público (MP), para que a justiça adote as medidas legais que entender cabíveis. Apesar de ter considerado ilegal, a decisão ainda cabe recurso.

Cópias dos autos tamb´pem foram entregues à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), “para que, ao tomar ciência da irregularidade evidenciada no item ‘Inexistência de autorização legislativa específica para a concessão patrocinada’ do Relatório Auditorial, adote as medidas legais que entender cabíveis”.

O TCE também expediu determinações e recomendações aos atuais gestores da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...