Professor de matemática brilha em meio à precariedade do ensino público da Bahia

“Vou aprender a ler
Pra ensinar meus camaradas.
Que noite mais funda calunga”
(Massemba, de Roberto Mendes e Capinan)

O professor baiano José Fábio de Araújo Lima é um campeão. Ele ficou entre os dez medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio, concorrendo com mais de 600 professores de escolas públicas e particulares de todo o país. A competição premia professores que descomplicam a matemática e deixam a disciplina mais próxima dos estudantes.

A entrega das medalhas ocorreu na terça-feira, 21, em Brasília, durante o Seminário de Práticas Exitosas no Ensino de Matemática, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o conselho gestor da Olimpíada. Como parte do prêmio, os dez medalhistas seguirão para Xangai em um intercâmbio técnico no Centro de Educação para Professores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na Shanghai Normal University.

O professor José Fábio é formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana e ensina matemática no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, unidade escolar da rede estadual naquela cidade.

A conquista dele, que é merecedor das mais justas homenagens, ganha relevo especial quando se observa que 33,9% dos professores que davam aula de matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio nas escolas baianas em 2022 não tinham formação adequada à disciplina que ministravam, segundo um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Isso significa que um em cada três professores de matemática da rede pública de ensino da Bahia naquele ano não tinha a qualificação adequada para ministrar a matéria – e nada indica que houve alguma melhora nesse quadro de lá para cá.

Conduzido pelos pesquisadores Alvana Maria Bof, Luiz Zalaf Caseiro e Fabiano Cavalcanti Mundim, o estudo mostra que 36,3% dos professores de português atuando nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio das escolas baianas não tinham licenciatura nem formação acadêmica nesta disciplina. Mais grave era a situação dos professores de física (61,5% não tinham a formação adequada) e química (53,1%).

Na base desta distorção, no caso baiano, está sobretudo a gradativa e crescente substituição de professores concursados pelos redas – como são chamados os contratados provisoriamente pelo Regime Especial de Direito Administrativo. Explica-se: nos concursos públicos, as vagas são distribuídas pelas diversas disciplinas e a seleção é mais rigorosa. Já as seleções para contratação pelo Reda são mais flexíveis, menos exigentes. Estima-se que somente na área de educação, o Governo da Bahia mantém algo em torno de 40 mil redas.

O estudo do Inep evidencia que uma das causas da má qualidade do ensino que aflige as escolas públicas da Bahia é justamente a formação insatisfatória dos professores. Ou seja, faltam, à rede pública de ensino, mais professores como José Fábio, o nosso Medalha de Ouro. E sobram os improvisos resultantes da desenfreada contratação pelo Reda. Nessa conta, é óbvio, saem perdendo os estudantes.

Pastora é baleada na cabeça durante ataque de facção em Engomadeira

Uma mulher identificada como a apóstola Carine Santos Almeida de Carvalho, de 47 anos, foi baleada na cabeça na madrugada deste sábado (05/07), no...

CRIME AMBIENTAL: Espingardas são apreendidas com suspeito de caça ilegal em Carinhanha

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis prendeu em flagrante um indivíduo suspeito de crime ambiental, na sexta-feira (4),...
Fundação Jose Silveira

Pastora é baleada na cabeça durante ataque de facção em Engomadeira

Uma mulher identificada como a apóstola Carine Santos Almeida de Carvalho, de 47 anos, foi baleada na cabeça na...
Fundação Jose Silveira

Pastora é baleada na cabeça durante ataque de facção em Engomadeira

Uma mulher identificada como a apóstola Carine Santos Almeida de Carvalho, de 47 anos, foi baleada na cabeça na...

CRIME AMBIENTAL: Espingardas são apreendidas com suspeito de caça ilegal em Carinhanha

Uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis prendeu em flagrante um indivíduo suspeito de...

Após 100 dias à frente da PM, coronel Magalhães registra queda nos índices de violência na Bahia

Ao completar 100 dias à frente da Polícia Militar da Bahia neste sábado (5), o coronel Magalhães consolida uma...

Afoxé Filhos de Gandhy firma acordo com MP e se compromete a incluir homens trans no bloco

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da População...