Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Ex-presidente do BB e da Petrobras, Aldemir Bendine é preso na Lava Jato

O ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine foi preso na 42ª fase da Operação Lava Jato deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (27) no Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Bendine foi preso em Sorocaba.

A atual fase foi batizada de Cobra e cumpre três mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão. A prisão temporária tem prazo de cinco dias e pode ser prorrogada pelo mesmo ou convertida para preventiva, que é quando o investigado não tem prazo para deixar a prisão.

Segundo depoimento de delação feito por Marcelo Odebrecht e Fernando Reis, Bendine solicitou e recebeu R$ 3 milhões para auxiliar a empreiteira em negócios com a Petrobras. Conforme os delatores, o dinheiro foi pago em espécie através de um intermediário.

Aparentemente, de acordo com a PF, estes pagamentos somente foram interrompidos com a prisão de Marcelo Odebrecht.
Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Investigações

Em 2015, Bendine era braço direito da então presidente Dilma Rousseff. E deixou o banco com a missão de acabar com a corrupção na petroleira, alvo da Lava Jato. Mas, segundo os delatores, ele já cobrava propina no Banco do Brasil, e continuou cobrando na Petrobras.

O pedido de propina, segundo os delatores, foi feito em 2014, quando Aldemir Bendine era presidente do Banco do Brasil. Na delação de Fernando Reis, o ex-executivo da Odebrecht conta que foi procurado por um representante de Bendine, o publicitário André Gustavo Vieira da Silva, com uma queixa sobre o ministro da Fazenda Guido Mantega.
Em junho deste ano, o juiz Sérgio Moro, que é responsável pelos processos da Lava Jato, autorizou abertura de inquérito para investigar Bendine.

O nome da operação

O nome da operação é uma referência ao codinome dado ao principal investigado nas tabelas de pagamentos de propinas apreendidas no chamado Setor de Operações Estruturadas da Odrebrecht durante a 23ª fase da operação.

Penúltima fase

A 41ª fase da operação foi batizada de “Poço Seco”, em maio deste ano. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o ex-gerente da Petrobras Pedro Augusto Cortes Xavier Bastos e o ex-banqueiro José Augusto Ferreira dos Santos, além de outras cinco pessoas são suspeitos de terem recebido pagamentos ilícitos, entre 2011 e 2014, que totalizaram mais de US$ 7 milhões.

Em junho, o juiz Sérgio Moro aceitou a denúncia do MPF contra Pedro Xavier. Ele é réu no processo e responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

*G1

Bahia posta no Instagram lista de relacionados sem Kanu e torcida chega a comemorar

O social media do Bahia postou nas redes sociais a lista com os jogadores relacionados para o confronto contra o Fluminense, nesta segunda-feira (16/04),...

Mais de 200 vagas para área da construção civil são abertas em Salvador

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, está com 220 vagas de emprego para área da construção civil nesta quinta-feira (17), em Salvador....
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bahia posta no Instagram lista de relacionados sem Kanu e torcida chega a comemorar

O social media do Bahia postou nas redes sociais a lista com os jogadores relacionados para o confronto contra...
Fundação Jose Silveira

Bahia posta no Instagram lista de relacionados sem Kanu e torcida chega a comemorar

O social media do Bahia postou nas redes sociais a lista com os jogadores relacionados para o confronto contra...

Mais de 200 vagas para área da construção civil são abertas em Salvador

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, está com 220 vagas de emprego para área da construção civil...

Carro com registro de apropriação indébita é recuperado pela PRF em Santo Antônio de Jesus

Na manhã de segunda-feira (15), policiais rodoviários federais recuperaram um Fiat/Punto em Santo Antônio de Jesus, na BR-101. Durante fiscalização,...

“VAI TE LASCAR”, brinca Davi após acordar com estalos de beijos entre Isabelle e Matteus

Na tarde desta terça-feira (16/04), Davi Brito estava dormindo no quarto e acordou com estalos de beijos entre Isabelle...