Prefeitura inaugura 50º campo sintético de Salvador na Arena Pronaica, em Cajazeiras

A Prefeitura de Salvador inaugurou neste domingo (16) a requalificação da Arena Pronaica, em Cajazeiras X, um dos campos de bairro mais icônicos e conhecidos da capital baiana. O piso, que era de barro, recebeu gramado sintético e outros serviços que vão melhorar as condições para a prática esportiva na localidade. O prefeito Bruno Reis e o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, participaram da entrega do espaço ao lado da comunidade e de lideranças.

Este é o 50º campo de grama sintética entregue pela gestão municipal. Com investimentos de R$1,2 milhão, os serviços também envolveram a reforma de alambrados e vestiários, troca de traves, modernização na arquibancada, drenagem e iluminação. Como o prefeito já havia anunciado, Salvador ganhará mais 50 arenas de gramado sintético até o final deste ano, chegando a 100 espaços deste tipo na capital baiana.

Sobre a Pronaica, Bruno Reis destacou que o campo é um dos mais importantes da cidade, onde são realizadas competições amadoras de grande adesão, como a Copa Cajazeiras e a Copa Salvador. “Nunca se investiu tanto no esporte como nós estamos investindo agora. Temos um conjunto de ações e, até o final deste ano, seremos a cidade com mais campos públicos de grama sintética de todo o Brasil”, disse.

“Eu tenho certeza que aqui, na Arena Pronaica, nós vamos revelar diversos craques para o Brasil e para o mundo, que vão nos orgulhar e servir de exemplo para milhares de outros jovens desta comunidade. Esse campo vai permitir que muitos jovens fiquem distantes do crime, das drogas e da marginalidade. E, depois, a gente sabe como o esporte orienta e educa. O esporte é disciplina, foco, respeito à hierarquia e saúde”, completou o prefeito.

Além disso, a Prefeitura iniciou a implantação de uma das 20 academias públicas que Salvador vai ganhar até o final deste ano. Além dos equipamentos para a realização dos exercícios, esses novos espaços contarão com profissionais instrutores, assim como nas academias privadas, para orientar os usuários.

“Vamos implantar 20 academias públicas em Salvador. E sabe onde que será uma delas? Ali, do lado dos vestiários da Arena Pronaica, aqui em Cajazeiras. Será uma academia de ginástica mesmo, e a galera vai ter um aplicativo, vai chegar com o celular, vai poder marcar o horário e fazer com um instrutor acompanhando, praticamente um personal. Vai poder fazer musculação, levantar peso…”, detalhou Bruno Reis em seu discurso.

Equipamentos – A Arena Pronaica já havia passado anteriormente por uma requalificação, que foi entregue pela Prefeitura de Salvador em 2020. Por isso, o espaço público já conta com uma quadra poliesportiva e dois campos de gramado sintético para futebol society. Na ocasião, os moradores optaram por manter o campo principal, o maior deles, de barro. Com o passar do tempo e o surgimento dos campos de grama sintética por toda a cidade, houve a nova solicitação da comunidade.

Titular da Sempre, Júnior Magalhães destacou a importância da Pronaica para o dia a dia de Cajazeiras. “Essa aqui já era, por si só, uma área que atrai toda a população nos finais de semana, mas agora tem condições ainda melhores. Nós fizemos a requalificação, demos a manutenção e, ao mesmo tempo, incluímos o campo sintético. Nenhuma cidade do Brasil tem conseguido fazer algo assim, tão estruturado no apoio e no fomento ao esporte, como Salvador”, afirmou.

Romilson Cerqueira, 52 anos, é supervisor de segurança e morador de Cajazeiras. Neste domingo, foi à Arena Pronaica vestido de calção, meiões e chuteiras, “pronto para o baba”, como disse. Segundo ele, essa é uma tradição de todos os domingos pela manhã. “A gente tem um ‘babinha’ aqui há mais de 40 anos já, jogando neste campo. E hoje a gente está vendo esse gramado, então para a gente é muito gratificante”, afirmou.

“Pra gente, que mora em Cajazeiras, é uma conquista muito gratificante. Jogamos muito tempo aqui num campo de barro, e hoje a gente vê o gramado sintético, que se tornou uma realidade nos campos de Salvador. E a Pronaica, por ser um campo de muita visibilidade, já estava precisando dessa reforma, né? Ficou uma coisa muito bonita, todo mundo vai ter uma nova visão da Pronaica”, completou Romilson Cerqueira.

MORTO A TIROS: Homem assassinado na Av. Gal Costa, em Salvador

Um homem identificado como Jeferson Cardoso de França, 33 anos, foi encontrado morto a tiros na Avenida Gal Costa, em Salvador. O caso foi...

Formação de jovens indígenas e articulação do Pontão de Culturas Indígenas marcam 16ª Aldeia Multiétnica

As danças, cânticos, celebrações, comidas, artesanatos e os modos de vida de povos indígenas de todas as regiões do país ocuparam, por oito dias,...

MORTO A TIROS: Homem assassinado na Av. Gal Costa, em Salvador

Um homem identificado como Jeferson Cardoso de França, 33 anos, foi encontrado morto a tiros na Avenida Gal Costa,...
Fundação Jose Silveira

MORTO A TIROS: Homem assassinado na Av. Gal Costa, em Salvador

Um homem identificado como Jeferson Cardoso de França, 33 anos, foi encontrado morto a tiros na Avenida Gal Costa,...

Formação de jovens indígenas e articulação do Pontão de Culturas Indígenas marcam 16ª Aldeia Multiétnica

As danças, cânticos, celebrações, comidas, artesanatos e os modos de vida de povos indígenas de todas as regiões do...

Inscrições para bolsa de iniciação à docência vão até 25 de julho

Termina no dia 25 de julho o prazo para as inscrições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à...

FEIRA DE SANTANA: Comerciante é morto a tiros após discussão por maconha

Um comerciante que estava internado após receber um tiro morreu nesse domingo (21/07), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA),...