O que saber antes de visitar a cidade de Porto

A cidade de Porto é a capital do norte de Portugal e só perde para Lisboa no número de turistas. Conhecida pelo seu vinho, a cidade tem um charme único. Banhada pelo rio Douro e com suas ruas coloridas, o passeio a pé por si só já é uma atração à parte. Está pensando em visitar Portugal? Porto pode ser uma excelente porta de entrada. Então seguem aqui algumas dicas para que uma excelente viagem.

Quando visitar
Porto tem um clima temperado com verões quentes e invernos suaves. A melhor época para visitar é na primavera (de março a maio) ou no outono (de setembro a novembro), quando o clima é agradável e há menos turistas. Se busca preços acessíveis, procure por voos para Porto nesta época. Caso busque aproveitar o verão ou então as festas de fim de ano, poderá optar pelos meses de alta temporada.

Onde se hospedar
Por ser uma cidade turística, é sempre melhor reservar sua hospedagem com antecedência, especialmente durante os meses de alta temporada (junho a agosto). A maioria das atrações está localizadas no Centro Histórico (próximo ao Cais da Ribeira, Mercado do Bolhão, Avenida dos Aliados e Rua de Santa Catarina) sendo muito prático se locomover entre os pontos turísticos ao longo do dia. Portanto, hospedar-se por ali é sempre uma boa escolha. Porém, se você busca hotéis mais novos e modernos, com boa infraestrutura e estacionamento, poderá concentrar as buscas na região da Avenida Boavista. Se quiser economizar, a cidade também dispõe de hostels e airbnb. Em resumo, há opções para todos os gostos e bolsos.

Como se locomover
A cidade de Porto possui um sistema de transporte público eficiente, incluindo ônibus, metrô e bondes. Poderá comprar um cartão Andante, que pode ser usado em todos os modos de transporte público. Caso prefira uma maior autonomia, há também a opção de alugar um carro (a CNH brasileira tem validade em Portugal). Porém, lembre-se: vale a pena avaliar onde ficará hospedado e quais pontos turísticos que pretende visitar. A depender, muitos poderão ser visitados a pé e pode não valer a pena alugar o carro.

Principais Atrações:
Porto tem diversas atrações e aqui segue algumas para serem incluídas no roteiro:

  1. Ribeira e Rio Douro:
    Explore a pitoresca zona da Ribeira, com suas ruas estreitas, casas coloridas e vista deslumbrante para o Rio Douro. Caminhe ao longo do Cais da Ribeira e cruze a Ponte Luís I para obter vistas panorâmicas da cidade.
  2. Caves de Vinho do Porto:
    Visite uma das caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio. Faça um tour e deguste diferentes tipos de vinho do Porto, aprendendo sobre o processo de produção e a história dessa bebida icônica.
  3. Torre dos Clérigos:
    Suba os 240 degraus até o topo da Torre dos Clérigos para desfrutar de uma vista panorâmica do Porto. Aproveite para visitar a Igreja dos Clérigos adjacente, um exemplar magnífico da arquitetura barroca.
  4. Palácio da Bolsa:
    Explore o Palácio da Bolsa, um edifício histórico com interiores ricamente decorados. Destaque para o Salão Árabe, com influências mouriscas, e o Salão dos Espelhos, inspirado no Palácio de Versalhes.

O que comer:
A culinária no Porto é uma atração por si só. Os portugueses geralmente almoçam entre 12h e 14h e jantam após as 20h. Planeje suas refeições de acordo para evitar restaurantes lotados ou fechados. Dentre os maravilhosos pratos da gastronomia da cidade, aqui vão algumas dicas do que experimentar:

  1. Francesinha:
    Um prato típico do Porto, composto por sanduíche de carne (linguiça, salsicha, carne de porco), coberto com queijo derretido e um molho especial à base de tomate e cerveja.
  2. Bacalhau à Brás:
    Um prato de bacalhau desfiado com batatas fritas, ovos mexidos e azeitonas, temperado com alho e salsa.
  3. Pastel de Nata:
    Sobremesa famosa em Portugal, uma pequena torta de massa folhada crocante recheada com creme de ovos, tradicionalmente polvilhada com canela.

Segurança e Precauções:
Porto é geralmente seguro para turistas, mas como em qualquer cidade grande, é sempre bom estar atento aos seus pertences e evitar áreas desertas à noite.Visitar o Porto é mergulhar em uma cidade cheia de história, cultura e delícias gastronômicas. Com um bom planejamento, você poderá aproveitar ao máximo sua estadia, explorando seus pontos turísticos fascinantes, saboreando sua comida tradicional e absorvendo a atmosfera única desta cidade encantadora à beira do Rio Douro.

DEU BOLO? Tamires Assis diz que Davi Brito cancelou encontro após ela descer de voo: “Decisão dele”

Após Davi Brito publicar foto de termômetro tirada do Google para dizer que está doente e ser desmascarado por internautas, a affair do baiano,...

Hospital do Homem já atendeu mais de 200 pacientes em dez dias

Com dez dias de funcionamento, o Hospital Municipal do Homem (HMH), localizado nas instalações do antigo Hospital Sagrada Família, no Monte Serrat, realizou 206...

DEU BOLO? Tamires Assis diz que Davi Brito cancelou encontro após ela descer de voo: “Decisão dele”

Após Davi Brito publicar foto de termômetro tirada do Google para dizer que está doente e ser desmascarado por...
Fundação Jose Silveira

DEU BOLO? Tamires Assis diz que Davi Brito cancelou encontro após ela descer de voo: “Decisão dele”

Após Davi Brito publicar foto de termômetro tirada do Google para dizer que está doente e ser desmascarado por...

Hospital do Homem já atendeu mais de 200 pacientes em dez dias

Com dez dias de funcionamento, o Hospital Municipal do Homem (HMH), localizado nas instalações do antigo Hospital Sagrada Família,...

Policiais presos por sequestrar comerciante no Stiep diziam que faziam parte do DRACO

Dois policiais militares tiveram os mandados de prisão cumpridos, nesta terça-feira (16/07). Eles são acusados de extorsão e se...

BAQUE PESADO! Drogas com marca de Pablo Escobar apreendidas pela Polícia Rodoviária na BA-233

Policiais da 3ª CIA do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) conseguiram apreender uma grande quantidade de drogas durante uma...