Música no Parque leva show gratuito da Banda Ifá ao Costa Azul

Os shows gratuitos do Projeto Música no Parque continuam no próximo sábado (5), no Parque Costa Azul, em Salvador, a partir das 17h, com a apresentação da banda instrumental Ifá. Comemorando seu quarto aniversário, o grupo, com nome que representa o oráculo africano e a sigla para junção inventiva entre ijexá, funk e afrobeat, integra um movimento independente. Em suas apresentações, a banda apresenta um repertório autoral inspirado.

Músico e produtor da banda Ifá, Átila Santana explica que o projeto independente surgiu há quatro anos e que o nome é uma sigla que resume os termos ijexá, funk e afrobeat. “O ijexá, além de ritmo, é um grupo étnico que se estabeleceu em Salvador, que a gente pesquisa. O funk é a trilha sonora dos direitos humanos americanos na década de 70, e o afrobeat é a música que Fela Kuti fazia na Nigéria, muito inspirado em James Brown”.

Segundo o artista, o som da banda não se pauta pelo apelo comercial. “É um respeito pela música da diáspora africana e nada melhor do que tocar no parque Costa Azul, em Salvador, que é a cidade mais negra fora da África. Para nós, é excelente, um lugar aberto ao público”.

Relacionados