A convenção de Geraldo Júnior (MDB) e Fabya Reis (PT), candidatos a prefeito e vice-prefeita de Salvador, respectivamente, foi marcada por uma confusão entre Henrique Carbalall e dirigentes do Partido Verde (PV), no domingo (04/08).
O Informe Baiano apurou que a dirigente e militante histórica do PV, Vânia Almeida, foi impedida pelo coordenador executivo da campanha de Geraldo, Henrique Carbalall, de subir ao palco. Na ocasião, Vânia estava acompanhado do presidente do PV, Ivanilson Gomes.
Chamou atenção que ‘mulheres loiras’, que não atuam na direção da campanha, estavam recebendo a pulseira no mesmo momento em que Vânia havia sido barrada. Uma fonte do IB presenciou toda confusão e relatou que Ivanilson chegou a fazer esse questionamento. Porém, Carbalall teria agido com desdém, o que motivou o presidente do PV a arremessar a pulseira no chão e sair do local. Minutos depois, Ivanilson esfriou a cabeça e retornou a pedido, supostamente, do governador Jerônimo Rodrigues e da coordenadora-geral da campanha de Geraldo, Lidice da Mata.
Fontes do IB disseram ainda um que o comportamento de Carbalall tem sido recorrente. “A suspeita é de racismo. Ou ele tem algum coisa com o PV da época que ele era do partido e saiu”, acrescentou a fonte.
“Uma campanha difícil e que muitos consideram como perdida, ainda acontece esse tipo de coisa. Desmotiva”, finalizou.
O IB tentou conversar com a assessoria de comunicação da campanha de Geraldo Júnior, mas não conseguiu.