Ginástica rítmica: Bárbara Domingos põe Brasil em 1ª final individual

A curitibana Bárbara Domingos, de 24 anos, já alcançou o melhor resultado do Brasil em competições individuais da ginástica rítmica em Jogos Olímpicos. Babi se garantiu entre as 10 finalistas que vão brigar por medalhas na disputa que premia as ginastas mais completas da modalidade. A fase de classificação reuniu ao todo 24 ginastas, que se apresentaram em nos aparelhos bola, arco, fita e maças. A final será na sexta-feira (9) a partir das 9h30 (horário de Brasília).

Bárbara Domingos estreou se apresentando com a bola. A coreografia foi embalada pela música “Je sui Malade”, interpretada pela cantora belga Lara Fabian. A ginasta se saiu bem, e levou nota 33.100.

A apresentação seguinte, a do arco, foi a melhor da brasileira. Ao som de “Circle of Life”, música tema do filme “O Rei Leão”, Babi teve um desempenho excelente e recebeu a nota 34.750, a terceira melhor entre todas as competidoras no aparelho. Ao fim das primeiras duas séries (bola e arcos), Babi despontava na sexta posição geral.

A terceira apresentação do dia foi com a fita, ao som de uma versão da música “Bad Romance”, da multiartista norte-americana Lady Gaga. Em mais uma rotina sem falhas aparentes, a ginasta alcançou a nota 31.700.

Nas maças a exibição de Babi teve como trilha sonora uma versão em samba de “Garota de Ipanema”. A brasileira teve uma pequena falha, ao deixar um dos dois aparelhos cair no chão. Mas, apesar do contratempo, a curitibana obteve nota 30.200, suficiente para garantir pela primeira vez uma brasileira na final da ginástica rítmica.

Na classificação final, Bárbara Domingos alcançou o somatório de 129.750 e terminou com a oitava melhor nota entre as 10 ginastas classificadas. A melhor nota foi a da italiana Sofia Raffaeli, com 139.100.

Ao contrário do que acontece nas etapas regulares de Copa do Mundo e nos Mundiais de ginástica rítmica, na Olimpíada não há finais por aparelhos. Apenas a final individual geral.

Antes da final individual geral com Babi, a sexta (9) da ginástica rítmica em Paris começa às 5h, com as eliminatórias das provas por equipes, com participação do Brasil outros 12 países. A equipe brasileira titular conta com Deborah Medrado, Duda Arakaki, Nicole Pírcio, Sofia Madeira e Victoria Borges.

A competição tem início com duas rotinas. Na primeira, os conjuntos se apresentam na prova dos cinco arcos. No segunda, as equipes competem na prova de três fitas e duas bolas. Avançam à final os oito melhores colocadas.

‘Força da direita nas ruas ajuda a frear perseguições contra Bolsonaro’, diz Diego Castro

O deputado estadual Diego Castro (PL) afirmou, na manhã deste domingo (3), durante o ato “Reaja, Brasil”, no Farol da Barra, em Salvador, que...

NOITE DE FESTA! Devinho Novaes agita segunda noite do aniversário de 63 anos de Itanagra

A segunda noite de comemoração pelos 63 anos de Itanagra foi um verdadeiro espetáculo de música, emoção e participação popular. Neste sábado (02/08), a...
Fundação Jose Silveira

‘Força da direita nas ruas ajuda a frear perseguições contra Bolsonaro’, diz Diego Castro

O deputado estadual Diego Castro (PL) afirmou, na manhã deste domingo (3), durante o ato “Reaja, Brasil”, no Farol...

‘Força da direita nas ruas ajuda a frear perseguições contra Bolsonaro’, diz Diego Castro

O deputado estadual Diego Castro (PL) afirmou, na manhã deste domingo (3), durante o ato “Reaja, Brasil”, no Farol...

NOITE DE FESTA! Devinho Novaes agita segunda noite do aniversário de 63 anos de Itanagra

A segunda noite de comemoração pelos 63 anos de Itanagra foi um verdadeiro espetáculo de música, emoção e participação...

SAC Uruguai inicia atendimento da Embasa na próxima segunda-feira (4)

Alteração de titularidade, segunda via de conta, e nova ligação de água. Esses são alguns dos 30 serviços disponíveis...

Excesso de magnésio: 7 sinais de alerta que você não pode ignorar

O magnésio é um mineral essencial ao organismo, participando da formação óssea e da manutenção da saúde cardíaca. No...