Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Saiba o que é o Scorp, app mais baixado que o WhatsApp no Brasil

Você já ouviu falar do Scorp? Trata-se de um aplicativo de rede social semelhante ao “falecido” Vine. A ideia é que o usuário possa compartilhar vídeos de até 15 segundos num feed global, separado por tópicos, assim como o antigo app de vídeos, desativado no fim do ano passado.

Mas o que ele tem de realmente especial? Sem nenhuma explicação clara até agora, o app se tornou o mais baixado do Google Play e um dos mais populares da App Store no último fim de semana, de acordo com dados da empresa de monitoramento de aplicativos App Annie.

No dia 1 de agosto, o app era apenas o 34º mais baixado do Android no Brasil. Um dia depois, ele saltou para a sétima posição do ranking. No dia 3 de agosto, já era o terceiro mais popular, superando nomes como Facebook, Instagram e até Uber. Entre sexta-feira, dia 4 de agosto, e segunda, dia 7, ele foi o primeiro colocado na lista, ultrapassando o WhatsApp.

Abrindo a tela dos apps grátis mais pesquisados do Google Play, é possível ver que o Scorpo está lá até o momento da redação deste texto, em primeiro lugar. No iPhone, a situação não é muito diferente: é o 10º mais baixado do momento, mas, na última quinta-feira, 3, esteve em segundo lugar, perdendo apenas para o Sarahah.

E de onde veio tanta popularidade? Até agora, é difícil saber. O app foi criado na Turquia e está disponível na App Store e no Google Play desde 2015. Ele nunca apareceu entre os 100 mais baixados do mundo até essa inexplicável arrancada no início de agosto.

Na loja de aplicativos do Google, sabe-se que o app já foi instalado mais de 5 milhões de vezes. A partir das mais de 90 mil avaliações, a média de nota do app é baixa: apenas 3,9 estrelas. Entre os comentários, há diversos brasileiros, muitos dos quais acusando o app de ter enviado convites para amigos do Facebook sem pedir autorização.

O Scorp oferece compras dentro do app, mas não encontramos nada à venda nele. Para funcionar, o aplicativo pede acesso à câmera do celular, para gravar vídeos e tirar fotos; à lista de contatos, para indicar amigos; ao microfone do aparelho; ao armazenamento, podendo apagar e modificar conteúdo até do cartão microSD; e pede permissão para impedir o modo ocioso do telefone, receber dados da internet, ver conexões de rede, “ter acesso total à rede”, serviços da faturamento do Google Play e ver conexões Wi-Fi.

Teoricamente, nada que outros apps de vídeos já não solicitem, como, por exemplo, o Instagram. Com a diferença de que a origem desse Scorp permanece em mistério. Navegando pela aba “Descobrir”, é possível notar que boa parte do conteúdo compartilhado deriva de vídeos de teor adulto, o que poderia explicar essa popularidade repentina. Segundo o site oficial do Scorp, mais de 25 milhões de vídeos já foram produzidos e compartilhados com o app. O aplicativo também está disponível para Windows Phone.

*olhardigital

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Imagens postadas em...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem um veículo com restrição de...
Fundação Jose Silveira

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...
Prefeitura Porto Seguro

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de...

Economia: Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito...