Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

ACM Neto diz que Salvador foi tomada pelo banditismo e Rui cruzou os braços; SSP rebate

Durante inauguração de um posto de saúde na localidade de Bom Juá, em Salvador, na manhã de hoje (16), o prefeito da capital baiana, ACM Neto, criticou a falta de ação do governador Rui Costa na área da segurança pública. Neto frisou que a violência tem crescido em toda a Bahia e pediu providências do governador, inclusive a troca do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão.

“Meu Deus, o que está acontecendo em Salvador? E o pior, é que o senhor governador não é capaz de tomar nenhuma providência, não demite o comandante da PM. Está de braços cruzados, vendo a cidade ser tomada pela criminalidade, violência e banditismo. Ninguém aguenta mais”, disse ACM Neto. O prefeito complementou o discurso, afirmando que está fazendo a sua parte, a exemplo da instalação de iluminação em LED em áreas críticas da cidade, o que dificulta a ação de bandidos.

Nota da SSP

A Secretaria da Segurança Pública ressalta que o trabalho da polícia baiana é diário e se reflete nos números de produtividade. No primeiro semestre, na Bahia, foram pouco mais de 10 mil criminosos presos (média de 56 por dia) e aproximadamente seis toneladas de drogas (maconha, cocaína e crack) apreendidas, mostrando nosso empenho no combate ao tráfico de drogas. Pelo segundo ano consecutivo estamos com redução de roubos a bancos, esforço reconhecido pelas próprias instituições financeiras.

Saímos de um orçamento, em 2006, de R$1,54 bilhão para Segurança Pública, para R$ 5,1 bilhões no ano passado. Isso representa um aumento de 231,8% nos investimentos nesta área, mostrando a prioridade do Governo do Estado em proteger os baianos.

Foram mais de 17 mil policiais contratados de 2007 a 2016, inclusive, recentemente, realizamos provas de um novo concurso da Polícia Militar. Com relação às estruturas, entre 2015 e o primeiro semestre deste ano foram inauguradas novas unidades policiais em Uruçuca, Iguaí, Bonito, Capim Grosso, Buritirama, Bom Jesus da Lapa, Itapé, Maraú, Serrinha, Juazeiro, Salinas da Margarida, Itapetinga, Praia do Forte, Cajazeiras, Porto Seguro, Alagoinhas, Paulo Afonso, Casa Nova e Barreiras. Semana que vem será inaugurado o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Itaberaba. Nunca se investiu tanto em Segurança.

O que é importante enfatizar é que Segurança Pública depende também de ações nas áreas de Educação, Emprego, Iluminação Pública, e, principalmente de políticas sociais voltadas para as crianças, adolescentes e moradores de rua, na sua grande maioria usuários de drogas. Importante que os municípios contribuam também com isso e não coloquem no ‘colo’ da polícia a única e exclusiva responsabilidade pelo combate a violência. É uma maneira fácil de fugir das respectivas responsabilidades.

Por fim a SSP destaca que o trabalho seguirá sendo feito com muito empenho pelos policiais Militares, Civis, Técnicos e pelo Corpo de Bombeiros. A população sabe que pode confiar no trabalho das forças de segurança.

‘MEU ÚLTIMO ANO’: Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta afirmou que este é seu último ano com a camisa da Seleção Brasileira. A declaração...

PF faz ação contra divulgação de imagens de abuso sexual infantil

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (25), uma operação para reprimir a distribuição de imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

‘MEU ÚLTIMO ANO’: Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta afirmou que este é seu último ano com a camisa...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

‘MEU ÚLTIMO ANO’: Marta confirma aposentadoria da Seleção Brasileira

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta afirmou que este é seu último ano com a camisa...

PF faz ação contra divulgação de imagens de abuso sexual infantil

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (25), uma operação para reprimir a distribuição de imagens de abuso sexual...

CAMINHO LIVRE: Bruno Reis inaugura maior obra da história de Salvador: “essa é a minha forma de trabalhar, construindo pontes”

O prefeito Bruno Reis inaugurou hoje a maior obra da história de Salvador. Trata-se ro trecho 2 do BRT,...

FEMINICÍDIO EM ÁGUAS CLARAS: Mulher morta com golpes de arma branca e marido é suspeito

Uma mulher foi morta com golpes de arma branca na manhã desta quinta-feira (25/04), no bairro de Águas Claras,...