Moema destaca compromissos da gestão na abertura da Conferência de Vigilância em Saúde

Para uma plateia atenta, formada por profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, fez um resgate da história de luta pela criação do “maior e mais completo sistema de assistência à saúde do mundo”, durante a abertura da Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, realizado na tarde desta terça-feira (29), no auditório do IFBA, na Itinga.

“Brigamos pelo SUS e pela criação do conselho com participação dos usuários. É o mais democrático, faz todo tipo de tratamento, incluindo transplantes, e atende ricos e pobres. É claro que tem problemas, mas muitos avanços”, ressaltou. O sistema está no centro dos debates da conferência que tem como tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

Durante seu pronunciamento, a prefeita anunciou que a Conferência Estadual de Vigilância em Saúde será realizada em Lauro de Freitas, no Centro Panamericano de Judô, Praia de Ipitanga, em outubro. Além do prestígio, é um reconhecimento do compromisso da gestão com a saúde. Moema fez ainda uma retrospectiva das ações realizadas nos primeiros oito meses de gestão, entre eles a reabertura de 14 postos e do Hospital Jorge Novis, que foram fechados pela gestão passada.

Em setembro a Prefeitura inaugura o posto de saúde da Lavanderia, na Cidade Nova/Itinga. O PA do Centro, em fase de finalização, vai receber os serviços que hoje são prestados no Nelson Barros e essa unidade passa a funcionar como Policlínica do Servidor. Moema destacou ainda o Mutirão de Cirurgias que em 20 dias realizou mais de 400 procedimentos e deve fechar com mais de 900 cirurgias realizadas, 30% delas de pacientes da capital.

O secretário municipal de Saúde, Erasmo Moura, disse que a realização da conferência com auditório lotado revela o compromisso da gestão e dos servidores com um serviço de saúde de qualidade. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Regina Coeli, foi uma das palestrantes da conferência que contou com a participação de representantes dos usuários, estado e da Câmara Municipal.

Nesta quarta-feira (30), a conferência segue com palestras da enfermeira sanitarista Ita de Cácia Aguiar Cunha, da enfermeira do Trabalho Suzi Belmon, da mestra em Saúde Comunitária Gerluce Alves, e do especialista em Gestão e Trabalho no SUS, Thiago Barbosa Vivas.

Petrobras aprova retorno à distribuição de gás de cozinha após seis anos

A Petrobras vai voltar a atuar diretamente na distribuição de gás de cozinha. Quase seis anos após a privatização da Liquigás, o Conselho de...

SEGUE PRESO: Justiça nega pedido de habeas corpus para Oruam

A Justiça do Rio de Janeiro negou pedido de habeas corpus feito pela defesa de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, o rapper Oruam. A...
Fundação Jose Silveira

Petrobras aprova retorno à distribuição de gás de cozinha após seis anos

A Petrobras vai voltar a atuar diretamente na distribuição de gás de cozinha. Quase seis anos após a privatização...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Petrobras aprova retorno à distribuição de gás de cozinha após seis anos

A Petrobras vai voltar a atuar diretamente na distribuição de gás de cozinha. Quase seis anos após a privatização...

SEGUE PRESO: Justiça nega pedido de habeas corpus para Oruam

A Justiça do Rio de Janeiro negou pedido de habeas corpus feito pela defesa de Mauro Davi dos Santos...

FAUSTÃO: Apresentador passa por dois novos transplantes de órgãos

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por dois novos transplantes de órgãos nos últimos dias, após ter dado...

Operação no Nordeste de Amaralina recupera canetas Ozempic roubadas em farmácias

Uma operação da 40ª CIPM com apoio do Batalhão Apolo, a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR)...