Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

IBGE: crescimento do PIB no 2º tri ante 1º tri foi puxado por serviços e consumo

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, de 0,2% em relação ao primeiro trimestre de 2017, puxado por serviços e consumo, afirmou nesta sexta-feira, 1º de setembro, a coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis. Do lado da produção, o comércio (com alta de 1,9% ante o primeiro trimestre) puxou os serviços. Pelo lado da demanda, o destaque foi o consumo das famílias, com alta de 1,4%.

“O crescimento foi puxado por serviços e consumo das famílias”, disse Rebeca, em entrevista coletiva à imprensa, no Rio de Janeiro, lembrando que o consumo das famílias já tinha registrado queda menor no primeiro trimestre.

Entre a série de fatores para explicar a alta do consumo das famílias, Rebeca citou a massa salarial crescendo em termos reais, “porque o salário real está crescendo, com a forte desaceleração da inflação”. “O aumento do salário real mais que compensou a queda na ocupação”, afirmou Rebeca, lembrando que houve também o efeito positivo da liberação dos recursos das contas inativas do FGTS. Outros fatores por trás da alta do consumo são as taxas de juros menores, embora o crédito ainda esteja caindo em termos reais.

No geral, para a pesquisadora, o destaque positivo do PIB do segundo trimestre foi o consumo das famílias, enquanto o destaque negativo foi a queda dos investimentos (de 0,7% ante o primeiro trimestre e de 6,5% em relação ao segundo trimestre de 2016).

Trajetória ascendente

Segundo Rebeca, o crescimento do PIB do segundo trimestre deste ano confirma a trajetória mais positiva da atividade econômica. “Olhando o ciclo, a partir do segundo semestre do ano passado, estamos em trajetória ascendente”, afirmou Rebeca, mostrando um gráfico com a variação do PIB acumulado em quatro trimestres.

A pesquisadora frisou que o IBGE não data os ciclos econômicos, identificando o término da recessão, mas reconheceu que essa trajetória ascendente é “coerente com a saída de uma recessão”.

Construção

Para ela, o ajuste fiscal conduzido pelos governos federal e estaduais afetou o desempenho da construção. A construção teve um recuo de 7,0% no segundo trimestre ante o mesmo período do ano passado, a principal contribuição negativa para o PIB industrial, que encolheu 2,1% no período. “Tem uma parte importante da construção que tem a ver com o setor público. Se você tem que fazer ajuste fiscal – e isso está acontecendo nos três níveis, especialmente no governo federal e Estados -, o mais fácil de cortar é investimentos. A parte de investimento público realmente está sofrendo”, contou Rebeca.

Quanto ao setor privado, a recuperação também é muito gradual, de médio e longo prazo. No segundo trimestre, a construção teve perda tanto pela parte imobiliária quanto pela infraestrutura, disse Rebeca. “Quem mais investe é governo e empresas. A família investe pouco, é muito menor comparado ao setor público e empresas”, explicou a pesquisadora.

O mau desempenho do setor de construção afetou os resultados dos investimentos. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) encolheu 6,5% no segundo trimestre ante o mesmo trimestre de 2016. No mesmo período, o Consumo do Governo diminuiu 2,4%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2017, o Consumo do Governo caiu 0,9% no segundo trimestre deste ano, pressionado pelos gastos menores de governos estaduais. A FBCF encolheu 0,7% nesse tipo de comparação, com uma queda de 2,0% na Construção.

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Com isso, o total de cidades contempladas...

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel de luxo em Vitória da...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Com isso,...
Fundação Jose Silveira

Vacina contra a dengue será distribuída a mais 625 municípios

Mais 625 municípios em seis estados vão receber vacinas contra a dengue a partir desta sexta-feira (26). Com isso,...

Polícia Civil desarticula esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro em Vitória da Conquista

Centenas de dispositivos eletrônicos, celulares, documentos, cartões e recibos bancários, maquinetas, notebook e computadores foram apreendidos em um imóvel...

Em Caldeirão Grande, ACM Neto participa de ‘Grande Encontro’ com prefeito e vice

O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, participou nesta quinta-feira (25/4) do "Grande Encontro" em Caldeirão Grande, no Piemonte...

Polícia Civil investiga professora por desviar auxílio dos estudantes em Itamaraju

Investigações sobre denúncias acerca de possíveis desvios de recursos de cartões do auxílio estudantil, do programa do Governo do...