Psicoterapeuta cria manual gratuito de cuidados emocionais no Carnaval

Se hidratar, usar roupas leves, passar protetor solar… muito se fala sobre os cuidados com o corpo durante a festa de Carnaval. Porém, essa é mais uma época na qual os cuidados com a saúde mental não podem ser deixados de lado.

No ano passado, dentre os 5.687 foliões atendidos nos módulos de saúde oferecidos pela prefeitura dentro dos circuitos do Carnaval de Salvador, cerca de 300 foram relacionados a problemas mentais: a maioria envolveu transtornos ansiosos (67%), seguido de consumo de álcool e outras drogas (35%) e transtornos psicóticos (4%). Felizmente, apenas 9% (28) necessitaram de transferências.

“O Carnaval é um período de celebração, mas também pode ser intenso. Respeite suas emoções e encontre um ritmo saudável entre diversão e descanso. Evite excessos e cuide da sua energia para aproveitar com consciência”, indica a psicoterapeuta Transpessoal Sistêmica (TTS) Cibele Bonacasata.

A profissional em cuidados com a mente criou um manual de cuidados emocionais especialmente para a folia. O material é gratuito e pode ser acessado nesse link.

Além das dicas, a terapeuta também ensina técnicas para se acalmar no meio da folia. “É natural que a multidão, o aperto, o consumo de álcool e o próprio cansaço influenciem no humor de quem pula carnaval, só que sair de lá e voltar para o aconchego de casa pode ser complicado e levar tempo. A ideia é que a pessoa já pratique o aterramento ou uma técnica de respiração por ali mesmo, em um lugar mais vazio, e possa talvez voltar a curtir a festa”, ensina.

“Lembre-se: a ansiedade não é perigosa. Ela é só um alerta interno de que algo está desconfortável. Assim como ela vem, ela também se vai”, escreve a psicoterapeuta, em uma das dicas.

Outras indicações de Cibele são: escolher eventos que combinem com o que gosta fazer; analisar se o local e o horário da festa poderão atrair multidões desagradáveis; definir limites e comunicá-los aos seus amigos; evitar exposição ao que pode ser potencialmente inseguro em relação ao emocional; e criar um “plano de fuga”, escolhendo um local seguro para se retirar caso precise de uma pausa, já previamente combinado com quem estiver com você.

A saúde física também impacta na saúde mental: beber água, consumir álcool de forma consciente, evitar períodos de jejum e ter um descanso apropriado já diminuem as chances de crise.

“Depois de momentos intensos (sejam eles bons ou ruins) é normal que tenhamos queda de alguns neurotransmissores, como a dopamina e serotonina. Você pode se sentir mais lento que o normal, com dificuldade de concentração, dores físicas e oscilações de humor. Respeite o seu corpo e dê espaço para ele se regenerar”, indica a terapeuta Cibele.

Para aumentar o astral, a especialista em Terapia Transpessoal Sistêmica ainda criou uma playlist no Spotify para ouvir enquanto se prepara para o evento. O manual desenvolvido por Cibele ainda traz diversos wallpapers de celular com frases de afirmação para não esquecer das dicas e se divertir.

Cratera interdita acesso a condomínio em Camaçari e moradores cobram solução imediata

Uma cratera de grandes proporções se abriu nesta sexta-feira (2) na via de acesso ao condomínio Villa Bela, localizado na região conhecida como Nascente...

CUSTO QUESTIONÁVEL: Governo baiano paga preço inflacionado por milho distribuído a municípios afetados pela seca

A promessa feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no último dia 23 de abril começou a se concretizar nesta sexta-feira (02/05), com o início...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Cratera interdita acesso a condomínio em Camaçari e moradores cobram solução imediata

Uma cratera de grandes proporções se abriu nesta sexta-feira (2) na via de acesso ao condomínio Villa Bela, localizado...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Cratera interdita acesso a condomínio em Camaçari e moradores cobram solução imediata

Uma cratera de grandes proporções se abriu nesta sexta-feira (2) na via de acesso ao condomínio Villa Bela, localizado...

CUSTO QUESTIONÁVEL: Governo baiano paga preço inflacionado por milho distribuído a municípios afetados pela seca

A promessa feita pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no último dia 23 de abril começou a se concretizar nesta...

Micareta de Feira tem primeiro dia sem crimes violentos e registra queda de 64% nas ocorrências

O primeiro dia oficial da Micareta de Feira de Santana, um dos maiores eventos festivos do interior da Bahia,...

Festa paredão: tiroteio deixa dois adolescentes baleados em Lauro de Freitas

Dois adolescentes foram baleados na noite de quinta-feira (1º) durante um tiroteio na praça do Capelão, em Lauro de...