Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Mutirão ultrapassa marca de 700 cirurgias realizadas em Lauro de Freitas

“O mutirão salvou a minha vida, foi uma benção de Deus e hoje me sinto uma nova mulher”, destacou, emocionada, a dona de casa Monique Aparecida. A paciente que passou pelo procedimento de histerectomia foi uma das mais de 700 pessoas que fizeram cirurgia através do programa no município. Nesta quarta-feira (13) a moradora do bairro do Jambeiro retornou ao hospital, junto com outras 180 pessoas, para revisão médica.

Outros 350 procedimentos já estão agendados para o Mutirão. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, Lauro de Freitas foi o município com mais cirurgias realizadas. A satisfação dos pacientes se deve ainda ao atendimento humanizado das equipes do Jorge Novis e do Governo, e ao “Tou Voltando”, um veículo dedicado exclusivamente a levar os pacientes operados para casa.

13 09 Mutirão de Cirurgias no HMJN Ft Edgard Copque MG 6330

“Eu só tenho a agradecer a todos do hospital pelo carinho desde a hora em que chegamos até quando temos alta. Agora meu sofrimento acabou”, destacou Raimunda Leôncio que aguardava há três anos na fila da regulação de Salvador para fazer cirurgia de útero. “Sou ambulante e tive que parar de trabalhar. Ficava em cima da cama e sangrava muito”.

Acompanhando mais um dia de revisões a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho conversou com pacientes e agradeceu aos funcionários pela qualidade do atendimento que está sendo oferecido. “Temos, além de uma parceria com Governo do estado, uma cumplicidade em querer fazer o melhor. Estamos muito felizes com a satisfação dos pacientes. Fazer a cirurgia já é muito bom, mas com o atendimento humanizado fica melhor ainda e é assim que estamos buscando fazer”.

Do total de pacientes já atendidos, cerca de 30% são de Salvador, 60% de Lauro de Freitas e 10% são de municípios da RMS e até de cidades mais distantes – Rio Real, Jandaíra, Jaguaquara, Porto Seguro, Alagoinhas. O Hospital Municipal Dia Jorge Novis, onde estão sendo realizadas as cirurgias, tinha sido fechado pela administração anterior e foi recentemente reaberto pela Prefeitura. A exclusividade do atendimento para o Mutirão é um dos motivos do sucesso da iniciativa, na opinião do diretor geral da unidade, Rogério Medrado.

“Foi um grande ganho, um acerto, abrir o Hospital com o Mutirão. Mas também conta positivamente a rapidez entre a triagem e a cirurgia, a acessibilidade – muitos pacientes estavam esperando há anos pelo procedimento – e o acolhimento, que é o grande diferencial do programa”, afirma o médico.

O mutirão teve início em Lauro de Freitas no final do mês de julho com o processo de triagem. As cirurgias foram iniciadas no dia 9 de agosto, com uma média 20 procedimentos por dia entre histerectomia, hérnia e vesícula. O encerramento do mutirão no município só vai acontecer quando todas as pessoas cadastradas fizerem suas cirurgias. “Vamos zerar o déficit de cirurgias deste tipo em Lauro de Freitas. E que o Governo do Estado venha com outros mutirões, pois a parceria está selada, o povo gostou e nosso hospital está à disposição”, finalizou Moema.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...