PESQUISA QUAEST: Lula cai em todos segmentos sociais e desaprovação atinge maior nível

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 56% em março, segundo levantamento do instituto Quaest divulgado nesta quarta-feira (2). Trata-se do maior índice registrado desde o início do atual mandato, em janeiro de 2023. Já a aprovação caiu para 41%, uma queda de seis pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior, realizada em janeiro deste ano.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março, em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Queda de popularidade atinge todos os segmentos sociais
De acordo com a pesquisa, Lula passou a ser mais desaprovado do que aprovado entre mulheres (53% x 43%), jovens de 16 a 34 anos (64% x 33%) e eleitores pardos (52% x 45%). Além disso, a avaliação do presidente empatou tecnicamente entre os mais pobres (até dois salários mínimos), os católicos e os moradores do Nordeste — grupos que historicamente compõem sua base de apoio.

No Nordeste, por exemplo, a aprovação caiu para 52%, contra 46% de desaprovação. Já no Sudeste, a reprovação disparou para 60%, enquanto a aprovação recuou para 37%. No Sul, 64% dos entrevistados avaliam o governo negativamente. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, houve leve oscilação, com desaprovação de 52% e aprovação de 44%.

Entre os homens, 59% reprovam a gestão petista e apenas 39% aprovam. Já entre os idosos com 60 anos ou mais, a avaliação está tecnicamente empatada (50% aprovam e 46% desaprovam).

Educação, renda e religião influenciam na percepção negativa
O nível de escolaridade tem forte correlação com a desaprovação. Entre os que possuem ensino médio completo ou superior incompleto, 64% reprovam o governo. Já entre os que têm ensino superior completo, o índice é de 61%.

Na análise por renda, o presidente registra empate técnico entre os mais pobres (52% aprovam e 45% desaprovam), enquanto a reprovação dispara entre quem recebe entre 2 e 5 salários mínimos (61%) e mais ainda entre os que ganham acima de 5 salários (64%).

A reprovação também subiu entre os católicos, alcançando 49%, mesmo patamar da aprovação. Entre os evangélicos, 67% avaliam negativamente o governo Lula.

Aprovação cai até entre eleitores que votaram em Lula em 2022
Entre os eleitores que votaram em Lula no segundo turno das eleições de 2022, a aprovação caiu de 81% em janeiro para 72% em março. A desaprovação nesse grupo subiu para 26%. Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 92% desaprovam o governo atual.

Avaliação do governo e percepção econômica pioram
A percepção geral do governo Lula também se deteriorou. Para 41% dos entrevistados, o governo é negativo — aumento de quatro pontos percentuais em relação a janeiro. A avaliação positiva caiu para 27%. Outros 29% consideram o governo regular.

Em comparação com os mandatos anteriores de Lula (2003 a 2010), 53% consideram a atual gestão pior. Já em relação ao governo de Bolsonaro, 43% avaliam que Lula está fazendo um trabalho pior.

Brasileiros veem economia pior e perda de poder de compra
A Quaest também revelou aumento no pessimismo em relação à economia. Para 56%, a situação econômica do país piorou nos últimos 12 meses. Além disso, 53% disseram que está mais difícil conseguir emprego. A percepção de que o poder de compra caiu chegou a 81% dos entrevistados — aumento de 13 pontos desde dezembro.

A inflação é outra preocupação. Para 88% dos entrevistados, os preços dos alimentos aumentaram no último mês. Outros 70% também notaram alta nos combustíveis.

Direção do país é considerada errada por maioria
Por fim, 56% dos entrevistados afirmaram que o Brasil está indo na direção errada — em janeiro, esse índice era de 50%. Apenas 36% acreditam que o país segue no caminho certo.

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de agosto

A partir de agosto, os pacientes da rede pública poderão ser atendidos também por planos de saúde em todo o Brasil. A expectativa é...

Ministério da Saúde abre inscrições para o Agora Tem Especialistas

Profissionais interessados em participar do programa Agora Tem Especialistas podem se inscrever na plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde a partir...
Fundação Jose Silveira

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de agosto

A partir de agosto, os pacientes da rede pública poderão ser atendidos também por planos de saúde em todo...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de agosto

A partir de agosto, os pacientes da rede pública poderão ser atendidos também por planos de saúde em todo...

Ministério da Saúde abre inscrições para o Agora Tem Especialistas

Profissionais interessados em participar do programa Agora Tem Especialistas podem se inscrever na plataforma da Universidade Aberta do Sistema...

Encceja: consulta a cartão de confirmação de inscrição está disponível

Os candidatos que farão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 no próximo...

FEIRA DE SANTANA: Homem com mandado por ameaça à ex-companheira é preso ao comparecer a perícia no INSS

Um pedreiro de 59 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (28), ao comparecer a uma agência do INSS...