Yane Soares Matos foi morta a tiros dentro de casa, no distrito de Pindorama, em Porto Seguro, na segunda-feira (21/04). No dia seguinte, a filha dela, uma adolescente de 16 anos, foi apreendida pela Polícia Civil, suspeita de envolvimento direto no crime.
Conforme apuração do Informe Baiano, durante o depoimento, a adolescente confessou a participação no homicídio e revelou fazer parte de um grupo criminoso com atuação nas regiões de Porto Seguro, Caraíva e Pindorama.
De acordo com a Polícia Civil, a adolescente disse que a motivação do crime está relacionada a dívidas com o tráfico de drogas e à resistência de Yane em aceitar o envolvimento da filha com o grupo criminoso. A vítima teria ameaçado denunciar os integrantes da quadrilha, o que, segundo a adolescente, resultou na ordem para matá-la.
A jovem está à disposição da Vara da Infância e da Juventude, enquanto a Polícia Civil segue na busca por três homens suspeitos de envolvimento na execução. O caso segue sob investigação.
O crime
Conforme noticiado pelo IB, Yane saiu de casa, no distrito de Caraíva, onde morava, para buscar a filha adolescente, que estaria se relacionando com um traficante da região. Ela teria ido até Pindorama tentar convencer a jovem a voltar para casa, mas acabou discutindo com dois homens. Logo depois, moradores ouviram tiros e acionaram a polícia, que encontrou o corpo dela dentro de uma casa.
Mulher é morta em Porto Seguro após ir buscar filha envolvida com traficante