Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

General terá que explicar pedido de intervenção por subordinado

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, convocou o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, para pedir explicações em relação às declarações do general da ativa Antônio Hamilton Martins Mourão (foto em destaque). Durante palestra na última sexta-feira (15/9), Mourão defendeu a possibilidade de intervenção militar frente à crise enfrentada pelo país e caso a situação não seja resolvida pelas próprias instituições. Para o ministro, caberá ao comandante do Exército orientar o subordinado “quanto às providências a serem tomadas.”

Jungmann, em nota, no entanto, não explica quais providências poderão ser adotadas. No fim de semana, ao saber do ocorrido, o ministro relatou o fato ao presidente Michel Temer e avisou que deixou nas mãos do comandante a decisão sobre como conduzir o caso.

Pelo Regulamento Disciplinar do Exército, Mourão pode ser punido por dar declarações de cunho político sem autorização de seu superior hierárquico. A decisão de tentar abafar o caso, no entanto, parece não ter agradado a Jungmann, que queria algum tipo de sinal de que esse tipo de declaração não pode ser tolerada.

O Exército, porém, está tentando contornar a situação para evitar subir a temperatura e criar um problema ainda maior, já que Mourão tem uma forte liderança na tropa. De acordo com integrantes do Alto Comando, Mourão está exatamente a seis meses de deixar o serviço ativo. Os militares acreditam ser melhor deixar o caso como está a colocar “lenha na fogueira” e criar, assim, um novo problema.
Em 2015, por conta de suas declarações, o general Mourão perdeu o Comando Militar do Sul e foi transferido para a Secretaria de Economia e Finanças, um cargo burocrático. Agora, diante da pressão política, ele pode ser retirado de sua função como medida paliativa para que seu gesto não sirva de incentivo a outras manifestações.

Mas o assunto ainda está sendo objeto de discussão porque há quem entenda que puni-lo, de alguma forma, poderia desencadear diversas manifestações de solidariedade, criando um clima político considerado “desnecessário” neste momento, transformando a Força em vidraça. A fala de Mourão, desagradou integrantes do Alto Comando, que consideram que o pronunciamento “inoportuno” e uma verdadeira “saia justa” para ele e para o comandante do Exército.

Em nota, o ministro Raul Jungmann afirmou que “as Forças Armadas estão absolutamente subordinadas aos princípios constitucionais, à democracia, ao estado de direito e ao respeito aos Poderes constituídos”. O ministro acrescentou ainda que “há um clima de absoluta tranquilidade e observância aos princípios de disciplina e hierarquia constitutivos das Forças Armadas, que são um ativo democrático de nosso país.”

O comandante do Exército, general Villas Bôas, segundo a nota da Defesa, estava em tratamento em São Paulo, quando foi “convocado” pelo ministro Jungmann para “esclarecer os fatos relativos ao pronunciamento de um membro do Alto Comando do Exército e orientá-lo quanto às providências a serem tomadas”.

Estadão

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por volta das 12h20. Um vídeo enviado...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º Delegacia Territorial dos Barris, na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...

Pedro Tavares comemora promulgação de lei de sua autoria que visa proibir cobrança de taxas para emitir diplomas

Agora é lei a proibição de cobrança de taxas para emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos e escolares...

Imóvel desaba no bairro de Pero Vaz, em Salvador

Por conta das fortes chuvas que atingem a capital baiana, um imóvel desabou na manhã desta quarta-feira (24/04), no...