Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“A assistência precisa ser libertadora”, diz Tia Eron no lançamento do Família Empreendedora

O projeto Família Empreendedora, que tem a parceria do Banco do Nordeste do Brasil S. A, foi lançado nesta terça (19), no bairro de Valéria, pelo prefeito de Salvador ACM Neto e a secretária Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), a deputada federal licenciada, Tia Eron (PRB). O vice-prefeito Bruno Reis, o secretário chefe de gabinete João Roma e diversas autoridades municipais marcaram presença.

Em entrevista ao Informe Baiano, Tia Eron destacou que é preciso um “braço de investimentos” para a Promoção Social. O PRB, partido no qual ela preside na Bahia, também é o responsável pela indicação da superintendência do Banco do Brasil, que fez a parceria com a prefeitura de Salvador.

“A assistência não pode ser meramente em prol de benefícios, de programas assistenciais eternas. A assistência ela precisa ser emancipatória, a assistência ela precisa ser libertadora e dar autonomia econômica para estas pessoas”, opinou Eron.

IMG 20170919 091627112

O projeto Família Empreendedora objetiva esclarecer aos empreendedores informais formas de acesso ao Crediamigo, linha de microcrédito, para, assim, incentivar o empreendedorismo das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), tendo como resultado o seu empoderamento e autonomia socioeconômica. Além disso, o projeto visa fomentar a geração de renda (principal ou complementar); estimular iniciativas empreendedoras por parte de pessoas e famílias assistidas pelas unidades municipais; promover palestras, oficinas e cursos sobre qualidade do produto e aperfeiçoamento das técnicas produtivas realizadas pelas famílias, com educação financeira, de gestão e de marketing. Serão realizadas oficinas que incluem os conhecimento técnicos e específicos da ação, bem como orientações sobre formação de preços, definição de público-alvo, estratégias de divulgação dos produtos e importância das embalagens.

CRAS de Valéria

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Valéria foi completamente recuperada, com a substituição do forro, cobertura, toda parte elétrica, fiação, quadro de disjuntores, luminárias, tomadas e interruptores dentro das normas atuais. Também foram instalados piso tátil, rampa de acesso, além da adaptação do banheiro para atendimento a pessoas com deficiência.

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) são unidades públicas que atuam com famílias e indivíduos, em seu contexto comunitário, visando a orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar. Salvador tem 28 dessas unidades, que atendem famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência entre outras. Cada unidade referencia até cinco mil famílias em vulnerabilidade, podendo atender até cerca de mil famílias ano.

O Cras de Valéria abrange moradores das áreas de Valéria, Boca da Mata de Valéria, Nova Brasília de Valéria, Palestina. Os centros ofertam os seguintes programas, serviços e atividades: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais, e como se inscreverem no Cadastro Único para programas sociais dos governos federal e municipal, como o Bolsa Família e Primeiro Passo, respectivamente.

O centro também executa atividades como atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do governo federal, além de apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos. São ações que favorecem o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como o sentimento de pertencimento dos indivíduos com os territórios nos quais vivem. Os impactos sociais oportunizados refletem-se nos números de famílias atendidas/acompanhadas inseridas em benefícios e programas sociais, com diminuição da pobreza.

Salvador mantém liderança em geração de empregos no Norte e Nordeste e é terceira no ranking nacional

Salvador registrou a criação de mais 4.741 empregos formais no mês de fevereiro, chegando a um acumulado de 10.751 novas vagas criadas desde o...

Em apenas 30 minutos, PM apreende duas armas e munições em Casa Nova

Policiais militares da 25ª CIPM apreenderam duas armas de fogo e munições na manhã desta quinta-feira (28), em Casa Nova, na região norte do...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Salvador mantém liderança em geração de empregos no Norte e Nordeste e é terceira no ranking nacional

Salvador registrou a criação de mais 4.741 empregos formais no mês de fevereiro, chegando a um acumulado de 10.751...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Salvador mantém liderança em geração de empregos no Norte e Nordeste e é terceira no ranking nacional

Salvador registrou a criação de mais 4.741 empregos formais no mês de fevereiro, chegando a um acumulado de 10.751...

Em apenas 30 minutos, PM apreende duas armas e munições em Casa Nova

Policiais militares da 25ª CIPM apreenderam duas armas de fogo e munições na manhã desta quinta-feira (28), em Casa...

JOGADO NA MATA: Homem é morto com tiros na cabeça em Camaçari

Sem identificação formal, um homem foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (27/03), no bairro de Jaraguá, em Camaçari,...

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba),...