Vice-prefeita acompanha monitoramento da Defesa Civil durante fortes chuvas em Salvador

Nesta sexta-feira (2), a vice-prefeita Ana Paula Matos esteve na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), para acompanhar de perto o monitoramento das chuvas intensas que atingem Salvador. Ao lado do diretor-geral Sosthenes Macêdo e demais gestores municipais, Ana Paula reforçou o compromisso da gestão com a prevenção e a proteção da vida da população, sobretudo em períodos de risco elevado.

“Estamos em nível de atenção, com todas as equipes da Defesa Civil mobilizadas e atuando 24 horas por dia para responder com agilidade e preservar vidas. A prioridade da nossa gestão é garantir a segurança da população, especialmente das pessoas que vivem em áreas de risco”, destacou Ana Paula.

Em função de uma frente fria sobre a capital, foram registrados acumulados superiores a 100 mm de chuva nas últimas 24 horas, com rajadas de vento de até 60,5 km/h. As regiões mais afetadas foram Barro Duro – Fundac (118 mm), Praia do Flamengo (91,6 mm), Periperi (91 mm) e Ilha de Bom Jesus dos Passos (88,6 mm).

“A prioridade da Defesa Civil é clara é preservar vidas. Com investimentos em tecnologia e estrutura, como o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) e o Centro de Pesquisas da Defesa Civil (Cepdec), Salvador tem conseguido enfrentar eventos climáticos com mais preparo e eficiência. Hoje podemos afirmar que Salvador está mais preparada para enfrentar os imprevistos climáticos”, reforçou Macêdo.

A atuação das equipes segue intensa nas áreas de risco com vistorias preventivas, conforme o Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC), que mobiliza engenheiros, geólogos e agentes de campo. Em 24 horas, foram registradas 100 solicitações da população, entre ameaças de deslizamento e desabamento.

Previsão – A previsão até este sábado (3) é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas, por vezes fortes, a qualquer hora do dia. No domingo (4), o céu deve ficar parcialmente nublado com chances de até 40% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia.

A subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos, ressalta que a Codesal utiliza o modelo de previsão WRF (Weather Research and Forecasting Model), adequado às características climatológicas de Salvador, o que permite maior assertividade nos dados. O WRF é utilizado tanto para pesquisas atmosféricas quanto para previsão operacional, como a que é feita por centros meteorológicos, permitindo que os meteorologistas produzam simulações atmosféricas que refletem dados reais.

Prevenção e redução de riscos – A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, explica que, seguindo o que estabelece o Plano Preventivo da Defesa Civil de Salvador (PPDC), engenheiros e geólogos do órgão estão em campo realizando vistorias em áreas de risco para identificar movimentação de massa, a exemplo de árvores e muros inclinados, rachaduras em imóveis, entre outras de modo a prevenir perdas de vidas em função de deslizamentos de terra resultantes das fortes chuvas que caíram na capital. As vistorias estão sendo realizadas nas comunidades de Mamede, Creche, Moscou I e II, Bosque Real, Olaria e Mangabeira.

O PPDC é um instrumento fundamental da Defesa Civil de Salvador para prevenir e mitigar riscos de desastres naturais, como alagamentos e deslizamentos de terra. O protocolo inclui monitoramento de áreas de risco, sistemas de alerta e alarme (sirenes), além de ações de prevenção e resposta a emergências.

Solicitações – Em 24 horas, a Defesa Civil de Salvador recebeu 100 solicitações, sendo que a principais foram 34 para ameaças de deslizamento, 19 para ameaças de desabamento e 12 para deslizamento de terra.

Salvamar – Com o final de semana chuvoso causado por uma nova frente fria em Salvador, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) alerta para os cuidados com o banho de mar no período. “Durante esse período de chuva, o mar se torna mais perigoso, por conta dos ventos, as ondas ficam mais altas, com mais força e as correntes de retorno mais acentuadas, o que pode gerar uma maior dificuldade para os banhistas”, diz o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas.

Há também mais deságue dos rios no mar, deixando a água mais turva e com baixa visibilidade, podendo assim dificultar a visualização de pedras ou outros materiais que possam trazer risco às pessoas. Outro fator muito importante é evitar entrar na água durante a chuva, pois há grandes possibilidades de descargas elétricas, através de raios, na água do mar. O ideal é procurar um abrigo fora dessa área.

As praias de Jaguaribe, Piatã e Itapuã são as mais perigosas no período de chuva. Por isso, em mais um final de semana de Operação Praia Segura, os agentes estarão a postos nas praias e com rondas volantes.

Plantão – Como serviço essencial da Prefeitura de Salvador, a Codesal mantém plantão de 24 horas e, em caso de emergência, deve ser contactada através do número gratuito 199.

Remessa de loló! Polícia intercepta 100 frascos em agência dos Correios de Feira

Uma remessa com cerca de 100 frascos de lança perfume foi interceptada pela Polícia Civil na central de distribuição dos Correios, em Feira de...

“TEMA ESPINHOSO”: Jerônimo questionado ao vivo sobre Bahia liderar mortes de PMs

Durante entrevista concedida nesta quinta-feira (02/05), em América Dourada, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi confrontado com um dos dados mais sensíveis da segurança...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Remessa de loló! Polícia intercepta 100 frascos em agência dos Correios de Feira

Uma remessa com cerca de 100 frascos de lança perfume foi interceptada pela Polícia Civil na central de distribuição...
Fundação Jose Silveira

Remessa de loló! Polícia intercepta 100 frascos em agência dos Correios de Feira

Uma remessa com cerca de 100 frascos de lança perfume foi interceptada pela Polícia Civil na central de distribuição...

“TEMA ESPINHOSO”: Jerônimo questionado ao vivo sobre Bahia liderar mortes de PMs

Durante entrevista concedida nesta quinta-feira (02/05), em América Dourada, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi confrontado com um dos...

Homem acusado de homicídio em Aracaju é capturado em Alagoinhas

Um homem acusado de matar o comerciante Marcos Antônio Silva Júnior, de 26 anos, foi preso na cidade de...

Primeira noite da Micareta de Feira registra seis prisões por Reconhecimento Facial

Seis foragidos da Justiça foram capturados com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, no...