A Prefeitura de Lauro de Freitas intensificou, neste sábado (3/5), as ações emergenciais para conter os efeitos das fortes chuvas que atingem a cidade desde a madrugada de sexta-feira (2). Com 149 milímetros de precipitação acumulados em apenas 72 horas, segundo o INMET, equipes de diversas secretarias atuaram de forma integrada nas ruas, realizando serviços de drenagem, desobstrução, recuperação de vias e atendimento à população.
Mesmo com a intensidade das chuvas, não foram registrados chamados de emergência na última madrugada. A cidade, no entanto, permanece em alerta máximo, com a Defesa Civil monitorando áreas de risco e a Secretaria de Infraestrutura realizando reparos imediatos. Entre as ações, estão a abertura da barragem no Jambeiro para auxiliar na vazão da água e o trabalho contínuo da SEMOB para garantir fluidez no trânsito, apesar dos pontos de retenção causados pelo acúmulo de água.
Durante o sábado, a gestão municipal atendeu a diversas ocorrências, como a substituição de manilhas danificadas, remoção de árvore na Rua Madre de Deus, além de ações de limpeza e drenagem em localidades como o Largo da Baiana, Parque São Paulo e Rua Murici. A SEMDESC também realizou atendimentos sociais com distribuição de kits de emergência para famílias em situação vulnerável.
Em caso de emergência, os moradores devem acionar os canais oficiais pelos números 199 ou (71) 3288-8628.