Mesmo em meio à situação de emergência causada pelas fortes chuvas, o prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim, garantiu apoio institucional à tradicional festa do Bembé do Mercado, programada para ocorrer entre os dias 10 e 18 de maio. O evento, que celebra a resistência do povo de terreiro e é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia, será organizado integralmente pela Associação do Bembé, presidida por Pai Pote.
De acordo com o prefeito, a prefeitura não está realizando o evento, mas contribuirá com estrutura logística já disponível no município, como barracas, palco e sistema de som. “O município não terá despesas extras, pois estamos em estado de emergência e concentrando os recursos no apoio às famílias atingidas pelas enchentes”, afirmou Flaviano.
A festa do Bembé do Mercado é considerada por muitos moradores como um evento simbólico de proteção e equilíbrio espiritual para a cidade. Segundo a tradição local, sua não realização poderia atrair eventos trágicos, como enchentes e incêndios.
Apesar das dificuldades, a prefeitura reforçou o compromisso de manter o apoio cultural e religioso à celebração, respeitando o protagonismo da comunidade que organiza o evento há gerações.