Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ouvindo Nosso Bairro: Prefeitura de Salvador autoriza 159 obras escolhidas pelos próprios moradores

Cerca de 73 mil votos sugerindo intervenções em toda a cidade. Esse foi um dos números apresentados pelo prefeito ACM Neto durante coletiva realizada nesta quarta-feira (20), no Palácio Thomé de Souza, para divulgação dos resultados da segunda edição do programa Ouvindo Nosso Bairro, maior consulta popular visando a escolha de intervenções tocadas pela Prefeitura nos 163 bairros. Também na entrevista coletiva à imprensa, realizada no Palácio Thomé de Souza, foi assinada a ordem de serviço para início de cerca de 160 obras eleitas pelos próprios moradores entre as mais votadas. Serão cerca de R$ 40 milhões investidos, a partir de recursos próprios. Boa parte das obras vão começar imediatamente. Outras irão aguardar assinatura de contratos com empresas executoras.

Através do Ouvindo Nosso Bairro, foram disponibilizadas para consulta 1.485 intervenções, que geraram 73.321 votos. Destes, 72.729 foram considerados válidos, com CPFs registrados junto à Receita Federal. Para escolher as intervenções, o cidadão entrava na internet, no site oficial do programa, ou baixava o aplicativo no celular. Mas era preciso fornecer um CPF válido. Além disso, equipes móveis da diretoria das Prefeituras-Bairro percorreram pontos movimentados da cidade para auxiliar aqueles que desejavam votar e escolher as obras para suas localidades. Esse processo aconteceu entre agosto e setembro.

A consulta registrou ainda 56.717 votos para intervenções já relacionadas pela própria Prefeitura, e outras 16.012 sugestões apresentadas pelos moradores. São, inicialmente, 159 intervenções, sendo a maior parte para melhoria da iluminação pública (61). Também estão entre as obras mais requisitadas a construção ou requalificação de praças (27); recapeamento asfáltico (20); limpeza de canais (18), abrigo de ponto de ônibus (7); academia de saúde (6); escadarias (6); campo de futebol (5); final de linha (5); e quadra de esportes (4).

Na esteira dos canais de votação colocados à disposição, liderou o Fala Salvador, com 17.929 votos; as blitze realizadas em locais de grande movimentação, com 11.117; atendentes, com 25.663; aplicativo, com 10.108 votos; e internet, com 7.912. Os dez bairros que acumularam maior quantidade de votos foram Valéria (2.752); Paripe (2.653); Pau da Lima (2.128); Fazenda Grande do Retiro (1.750); Itapuã (1.654); São Marcos (1.524); Mussurunga (1.452); Uruguai (1.446); Centro Histórico (1.407); e Periperi (1.114).

A intervenção que recebeu maior quantidade de votos foi a requalificação da Rua Petronília Dércia, no bairro de Valéria. A obra atende uma demanda de mais de duas décadas da população para a via, que dá acesso à Estrada do Derba e ao Hospital do Subúrbio, sendo importante para o escoamento de veículos pesados, apesar do estado atual de conservação, onde pouco mais de 10% da extensão de 1,3 quilômetro de extensão se encontra asfaltado. Foram quase 2,2 mil solicitações para que a rua recebesse as intervenções.

Participação popular – “Esse é o maior, mais amplo e efetivo processo de participação popular de todo o Brasil. Através desse programa, moradores de toda a cidade puderam escolher as obras que seu bairro precisa, sem intermediários, sem influência política. Torna mais próxima a relação da Prefeitura com o cidadão, além de tornar ainda mais eficiente a aplicação do orçamento municipal”, afirmou ACM Neto, destacando que essas intervenções serão tocadas paulatinamente pelos órgãos municipais, balizando as ações da Prefeitura até dezembro de 2020, quando a gestão terá completado mil obras em toda a cidade.

Foram autorizadas ainda obras para implantação de quadra de esportes da Avenida J. J. Seabra; melhoria da iluminação pública na Baixa de Santa Rita, em São Marcos; campo de futebol em Colina Azul, em Pau da Lima; limpeza de canal na Rua Charles Bronson, em Paripe; recapeamento asfáltico na Avenida Plínio Garcez de Sena, em Mussurunga; praça no final de linha de Jardim Santo Inácio; campo de futebol na Rua Artêmio Castro Valente, em Canabrava; e melhoria da iluminação pública na Avenida Bahia, em Fazenda Grande do Retiro.

O prefeito já autorizou as intervenções também para recapeamento asfáltico na Estrada do Fidalgo, em Cassange; limpeza de canal na Vila Beira Rio; praça da Rua Rio Doce, em Itacaranha; escadaria na Rua do Eco, em Nordeste de Amaralina; praça na Baixa de Santo Antônio, em São Gonçalo; quadra de esportes no final de linha do Uruguai; melhoria da iluminação na Rua da Glória, em Periperi; praça na Rua Presidente Kennedy, em Santa Cruz, melhoria da iluminação pública na Rua Direta da Constituinte, em Nova Constituinte, escadaria em Paramana, na Ilha dos Frades, e a praça Laura Catarino, em Vila Laura.

RelacaoObrasOuvindoNossoBairro

BBB 24: Isabelle diz ter visto partes íntimas de Davi após ‘grupo fadas’ pular pelado na piscina

Os participantes Alane, Beatriz, Davi, Isabelle e Matteus, integrantes do grupo fadas do BBB 24, cumpriram uma promessa em comemoração ao TOP 10 e...

Em reunião com Aiba e Abapa, presidente da Coelba anuncia ações para solucionar déficit de energia no Oeste da Bahia

O diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Freire Guth, se reuniu nesta terça-feira (26), na sede da concessionária em Barreiras com as diretorias da Associação...
Fundação Jose Silveira

BBB 24: Isabelle diz ter visto partes íntimas de Davi após ‘grupo fadas’ pular pelado na piscina

Os participantes Alane, Beatriz, Davi, Isabelle e Matteus, integrantes do grupo fadas do BBB 24, cumpriram uma promessa em...
Prefeitura Porto Seguro

BBB 24: Isabelle diz ter visto partes íntimas de Davi após ‘grupo fadas’ pular pelado na piscina

Os participantes Alane, Beatriz, Davi, Isabelle e Matteus, integrantes do grupo fadas do BBB 24, cumpriram uma promessa em...

Em reunião com Aiba e Abapa, presidente da Coelba anuncia ações para solucionar déficit de energia no Oeste da Bahia

O diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Freire Guth, se reuniu nesta terça-feira (26), na sede da concessionária em Barreiras...

Morte de vendedor de gás no Nordeste de Amaralina

A morte de um vendedor de gás no Complexo do Nordeste de Amaralina, na noite de quarta-feira (27/03), causou...

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam sair de Salvador e passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão...