Delegação baiana disputa Campeonato Brasileiro de Boxe nesta semana com apoio da Sudesb

Com tradição de vitórias, títulos e medalhas, a Bahia está preparada para mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Masculino e Feminino 2025, com o apoio dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e em busca de mais títulos e grandes resultados. A delegação baiana, composta por 14 atletas (sete masculino e sete feminino), já se encontra em Foz do Iguaçu, no Paraná, para a competição até quinta-feira (8).

As lutas já estão rolando e nomes, inclusive olímpicos, da Bahia, como Keno Marley, Bárbara Santos, Tatiana Chagas e Wanderley Pereira, que agora representa o Paraná, já venceram seus confrontos e avançaram para as próximas fases da disputa. Destaque internacional, o atleta olímpico Keno, apoiado pelo FazAtleta, já está nas semifinais após vencer o mineiro Pablo Mariano na categoria até 90 kg masculina.

Natural de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, Keno, de 24 anos, começou no boxe em um grupo de escoteiros que participava por influência dos filmes de boxe que assistia. Ele já foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018; de prata no Pan Americano de Lima, em 2019; e terminou nas quartas nas Olimpíadas de Tóquio de 2020 e de Paris 2024.

Brasileiro de Boxe

A competição é importante pela oportunidade de enfrentar os maiores pugilistas do país, mas também por ser fator determinante para a composição da equipe olímpica permanente, que agrupa os melhores do país, segundo o presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia), Afonso Nunes.

“A cada ano que passa, as disputas vão sendo mais acirradas e as outras equipes vão se qualificando. Então, este ano eu vejo que vai ser muito disputado. A nossa hegemonia, que durante anos nos mantivemos no topo, pode ser ameaçada, porque São Paulo está vindo muito forte. Mas vamos ver e torcer porque o campeonato termina amanhã, com as semifinais hoje. Vamos fazer o nosso melhor para manter essa hegemonia”, comenta.

Apoio

Ele destaca o apoio da autarquia estadual, que concedeu passagens aéreas para onze membros da delegação para disputarem a 80ª edição do certame masculino e a 23ª feminina, dentre eles, os atletas Yasmine Santos Silva, Thífany Barbosa, Adriele Nascimento, Ronaldo Bezerra, Samuel Rosa e Jomário da Cruz, além do chefe da equipe – o ex-puglista de destaque baiano Joilson de Santana. “É o evento nacional mais importante. O apoio da Sudesb é fundamental para um bom desempenho nessa competição. Agradecemos por todo o apoio que nos presta ao longo desses anos, que ajudou a consolidar esta hegemonia. Sem esse apoio, ficaria muito mais difícil, muito difícil mesmo, chegarmos onde nós chegamos”, pontua.

Além dos onze nomes apoiados diretamente com passagem pela Sudesb, outros atletas da Bahia, como o próprio Keno, viajaram para o evento por meio da Seleção Brasileira Permanente de Boxe Olímpico. Porém, ainda assim, são apoiados por programas da Sudesb e Setre, como o FazAtleta e o Bolsa Esporte: Kaian Reis, Joel Silva, Tatiana, Haziel Santos, Bárbara e Viviane Pereira.

Programação

Na rodada dessa terça-feira (6), Tatiana venceu Stefani Melo, do Espírito Santo, na categoria -54 kg feminina; Thifany venceu Esthefany Silva, do Pará, na categoria -57 kg feminina; Samuel venceu Tairone Santana, de Goiás, na categoria -65 kg masculino; Kaian venceu Wesley Stinglin, de Santa Catarina, na categoria -70 kg masculino; Haziel venceu Karoline Cerqueira, do Tocantins, na categoria -65 kg feminina; Bárbara venceu Vitória Soares, do Rio de Janeiro, na categoria -70 kg feminino; Viviane venceu Jackline Nascimento, do Ceará na categoria -75 kg feminina; e Joel venceu Elvis Lima, de Minas Gerais, na categoria +90 kg masculino.

Todos eles avançaram de fase e seguem a programação. Confira as lutas desta quarta-feira (6), abaixo:

Yasmine Fernanda x Caroline Almeida (PE) -51 kg feminino;
Tatiana Chagas x Graziele Souza (MG) -54 kg feminino;
Thífany Barbosa x Jucielen (SP) -57 kg feminino;
Samuel Rosa x Felipe Ribeiro (RJ) -65 kg masculino;
Kaian Reis x Estiva Falcão (ES) -70 kg masculino;
Haziel Santos x Greice Santos (SE) -65 kg feminino;
Bárbara Santos x Ana Maia (DF) -70 kg feminino;
Viviane Pereira x Aline Santos (SP) -75 kg feminino;
Joel Silva x Matheus Santos (SE) +90 kg masculino.

Município do nordeste baiano tem mais de 460 dias sem homicídios

O município de Capela do Alto Alegre, localizado no nordeste baiano, alcança a marca de 469 dias consecutivos sem registro de homicídio e demais...

Polícia Federal desarticula esquema de tráfico internacional de animais em Juazeiro

A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta quarta-feira (07/05), a Operação Além Mar, com o objetivo de combater o tráfico internacional de animais silvestres....
Corem

Município do nordeste baiano tem mais de 460 dias sem homicídios

O município de Capela do Alto Alegre, localizado no nordeste baiano, alcança a marca de 469 dias consecutivos sem...
Fundação Jose Silveira

Município do nordeste baiano tem mais de 460 dias sem homicídios

O município de Capela do Alto Alegre, localizado no nordeste baiano, alcança a marca de 469 dias consecutivos sem...

Polícia Federal desarticula esquema de tráfico internacional de animais em Juazeiro

A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta quarta-feira (07/05), a Operação Além Mar, com o objetivo de combater o...

Suspeito de assassinato em BH é preso em Porto Seguro após tentar recomeçar vida como marceneiro

Um homem apontado como suspeito do assassinato de um empresário em Belo Horizonte foi preso nesta terça-feira (6), enquanto...

LAURO: Prefeitura atua em áreas alagadas e acolhe moradores afetados pelos impactos das chuvas

A Prefeitura de Lauro de Freitas vem monitorando constantemente a situação dos efeitos das fortes chuvas que caem no...