Um homem foi preso em Feira de Santana por transportar ilegalmente três araras-canindé e um macaco mão-de-ouro, na madrugada de quarta-feira (07/05). A prisão foi realizada por agentes da Polícia Federal em conjunto com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), durante fiscalização em um posto de combustível.
segundo as autoridades, o suspeito pretendia vender cada arara por cerca de R$ 1.800, enquanto o macaco estava avaliado em R$ 3.000. O caminhão com os bichos vinha de Juazeiro e foi abordado no pátio do posto. No compartimento de carga, os policiais encontraram os animais em situação precária, com sinais evidentes de maus-tratos.
Além do transporte sem autorização, o homem responderá por crimes de comercialização ilegal de animais silvestres, maus-tratos e receptação.
Os animais resgatados foram levados a instituições especializadas no cuidado e reabilitação da fauna silvestre. O estado de saúde deles será avaliado por veterinários e biólogos.
A polícia reforça que a venda de animais silvestres é crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 181 ou em delegacias ambientais.