Moradores do bairro Fazenda Coutos 3, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, enfrentam transtornos com a falta de água nas torneiras desde o último domingo (04/08). A denúncia foi feita ao Informe Baiano por uma moradora, que relatou a dificuldade de manter as atividades domésticas e o cuidado com crianças diante da ausência do serviço essencial.
“Chama aí a atenção da Embasa porque aqui em Fazenda Coutos, desde domingo não cai água na torneira, olha como só fica pingando, pingando, mas água nada. E quem tem criança pequena faz como? Na chuva que era para ter água, agora não tem. Por favor, gente, dê essa força aí”, desabafou a moradora em vídeo.
A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) já havia informado que, por causa das fortes chuvas, a qualidade da água captada no rio Joanes foi comprometida. Com isso, o abastecimento de parte de Salvador e da Região Metropolitana está sendo feito com volume reduzido.
“Devido às condições do manancial, foi necessário diminuir o volume da água distribuída, por isso é ainda mais fundamental que os moradores das áreas afetadas usem com economia a água armazenada nos reservatórios domiciliares”, explicou Joana Rolemberg, diretora de Operação da Embasa na Região Metropolitana de Salvador.
A empresa ainda não divulgou uma previsão para normalização completa do serviço no bairro. Moradores aguardam medidas urgentes para restabelecer o fornecimento de água na região.