Francisco Ferreira Henriques Rabelo, conhecido como “Chiquinho”, o Quatro de Copas do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP), teve dois mandados de prisão cumpridos na manhã desta sexta-feira (09/05). Investigado por sete homicídios, o criminoso já está preso e terá a detenção ampliada com os dois novos mandados.
De acordo com a SSP, quatro homicídios foram em Camaçari e três em Simões Filho, além de envolvimento com o tráfico de drogas em outras cidades da Região Metropolitana e do interior, como Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Eunápolis e Itamaraju.
Francisco foi preso em 12 de abril deste ano, durante operação conjunta da 4ª Delegacia de Homicídios (DH/Camaçari), do 12º Batalhão da Polícia Militar e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Polo). Desde então, cumpre pena por participação no homicídio de Jackson da Silva de Jesus, ocorrido em 17 de dezembro de 2023, na Rua Manga Carlota, bairro Mangueiral, em Camaçari.
As investigações indicam que a vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo, pelas costas, em frente a um carro paredão. O crime foi encomendado por um traficante, morto posteriormente em confronto com a polícia no estado de Alagoas.
Os novos mandados referem-se à prorrogação da prisão temporária de Francisco no caso de Ramon David Silva Santos, executado em 30 de novembro de 2024, no bairro Phoc III, em Camaçari, e à decretação de nova prisão temporária relacionada ao caso de Jackson. Ambos os homicídios estão ligados a disputas por território entre grupos criminosos rivais.
O acusado também é conhecido pelos apelidos Paulo e Cafezinho, e possui histórico de atuação violenta. A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros possíveis crimes praticados por ele e integrantes do grupo criminoso, com coleta de provas e depoimentos em andamento.