Um caminhão que circulava em condições gravemente irregulares na BR-101, em trecho do município de Santo Antônio de Jesus, foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (15/05). Dentre os problemas apresentados estão a ausência de para-brisa, o tanque de combustível improvisado e o chassi visivelmente empenado.
Segundo a PRF, o veículo apresentava uma série de falhas estruturais e ausência de equipamentos obrigatórios, oferecendo risco iminente de acidentes. Durante patrulhamento, os agentes notaram que o caminhão trafegava em péssimo estado, e durante a abordagem, a equipe constatou que o veículo estava sem para-brisa, para-choque, retrovisores, protetores das rodas traseiras (para-barro), cintos de segurança e extintor de incêndio. O caminhão também não possuía placas de identificação.
Outro ponto que chamou atenção foi o tanque de combustível, improvisado de maneira artesanal com o uso de um galão (bombona). Além disso, o motorista não apresentou a documentação do veículo.
Diante das irregularidades, foram aplicadas as devidas autuações e o caminhão foi removido para o pátio conveniado da PRF, só podendo ser liberado após a correção de todos os problemas que comprometem a segurança.
Segundo dados da PRF, em 2024, já foram emitidas quase 9 mil autuações na Bahia por veículos em mau estado de conservação — uma média de 24 flagrantes por dia. Outros 5.089 veículos foram autuados por ausência ou falhas em equipamentos obrigatórios.