Gripe é a principal causa de mortes por Síndrome Respiratória em idosos, alerta Fiocruz

O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (15/05) faz uma alerta sobre o vírus da influenza A, causador da gripe, que se tornou a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos e uma das três principais causas de óbitos entre as crianças.

Foi registrado também um aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas partes do país, com níveis moderados a altos de incidência em estados do Centro-Sul e nas regiões do Norte e Nordeste.

Em alguns estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, o número de casos de SRAG em crianças pequenas, associado ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR) vem apresentando sinais de desaceleração ou até de reversão.

“Apesar disso, ainda não é o momento de relaxar os cuidados nessas regiões, já que a incidência de casos continua alta ou moderada”, avalia a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella.

A especialista chama a atenção que a mortalidade por SRAG nas crianças pequenas se aproxima da observada nos idosos. A principal causa de mortalidade por SRAG nos idosos é o vírus da influenza A, seguida pela Covid-19. Já nas crianças, o VSR permanece como a principal causa de mortalidade por SRAG, seguido pelo rinovírus e pela influenza A.

O boletim mostra sinal de aumento de casos de SRAG em diversos estados, tanto nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) quanto nas de curto prazo (últimas 3 semanas). Esse cenário se deve ao crescimento de SRAG nas crianças pequenas, associado principalmente ao VSR, e na população de jovens, adultos e idosos, associado ao vírus da influenza A.

O VSR mantém uma incidência expressiva tanto de incidência quanto de mortalidade por SRAG em crianças pequenas. Outros vírus de destaque nessa faixa etária são o rinovírus e a influenza A. A influenza A, além de ser a principal causa de mortalidade por SRAG entre os idosos, é uma das três principais razões de óbitos por SRAG em crianças pequenas.

Estados

Ao todo, 15 das 27 unidades da federação apresentam incidência de SRAG em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Outros oito estados também apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, porém sem sinal de crescimento de longo prazo: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Sergipe e Rio Grande do Norte.

BAHIA ELIMINADO! Rogério Ceni passa pano para nova falha de Marcos Felipe: “estádio com muito barulho”

O técnico do Bahia, Rogério Ceni, passou pano para a falha absurda de Marcos Felipe no primeiro gol do América de Cali, na noite...

QUE DECEPÇÃO! Mingo amarela, Marcos Felipe falha de novo e Bahia é desclassificado

Foi uma decepção para a torcida tricolor a partida do Bahia diante do América de Cali, na noite desta terça-feira (22/07). O time de...
Fundação Jose Silveira

BAHIA ELIMINADO! Rogério Ceni passa pano para nova falha de Marcos Felipe: “estádio com muito barulho”

O técnico do Bahia, Rogério Ceni, passou pano para a falha absurda de Marcos Felipe no primeiro gol do...
Prefeitura Vitoria da Conquista

BAHIA ELIMINADO! Rogério Ceni passa pano para nova falha de Marcos Felipe: “estádio com muito barulho”

O técnico do Bahia, Rogério Ceni, passou pano para a falha absurda de Marcos Felipe no primeiro gol do...

QUE DECEPÇÃO! Mingo amarela, Marcos Felipe falha de novo e Bahia é desclassificado

Foi uma decepção para a torcida tricolor a partida do Bahia diante do América de Cali, na noite desta...

Governo do Estado apresenta critérios para divulgação da lista do CNH da Gente e CNH na Escola nesta quarta (23)

Na tarde dessa segunda-feira (21), o Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), apresentou...

Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até dia 31

As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista podem ser feitas até as 18h do dia 31 de julho. A...