A Receita Federal reforçou nesta semana o alerta aos contribuintes: o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, referente ao ano-base de 2024, se encerra no próximo dia 30 de maio, às 23h59min59s. Até o momento, mais de 25 milhões de declarações foram enviadas. A expectativa do Fisco é receber 46,2 milhões até o fim do prazo.
Uma das principais novidades deste ano é o aumento no uso da declaração pré-preenchida, disponível para contribuintes com conta gov.br nos níveis prata ou ouro. Essa modalidade representa atualmente 47,9% do total de declarações já entregues, número recorde em relação a anos anteriores.
Quem optar pela declaração pré-preenchida e informar a chave Pix com CPF também terá prioridade no recebimento da restituição — junto aos grupos legalmente prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e professores. O primeiro lote da restituição será pago em 30 de maio, mesmo dia do fim do prazo, seguido por outros quatro até setembro.
A Receita orienta os contribuintes a não deixarem a entrega para os últimos dias, evitando transtornos com instabilidade no sistema e risco de perder o prazo, o que implica multa mínima de R$ 165,74 e pode chegar a 20% do imposto devido.