A cidade de Vitória da Conquista marcou presença na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece na capital federal entre os dias 19 e 22 de maio. O município é representado pelo vice-prefeito, Aloisio Alan, em nome da prefeita Sheila Lemos.
Maior evento municipalista da América Latina, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro reúne prefeitas, prefeitos, vereadores e autoridades de todo o Brasil para debater políticas públicas e estimular o diálogo entre as diferentes esferas do poder público.
Com o tema “Autonomia Municipal: A força que transforma o Brasil”, a marcha reforça o papel de destaque dos municípios no funcionamento do país, reivindicando a ampliação e o fortalecimento do pacto federativo, para que os recursos e a tomada de decisões sejam melhor distribuídos entre os entes federativos.
O vice-prefeito Aloisio Alan participou da abertura oficial do evento, nessa terça-feira (20), e destacou a importância da articulação entre os entes federativos. “Estamos discutindo temas, procurando políticas públicas que possam beneficiar e melhorar a vida de toda a população. É preciso fortalecer os municípios para que toda a Nação se fortaleça, precisamos entender que tudo começa nos municípios, daí a importância de estarmos reunidos, em busca de recursos e de parcerias para promover o desenvolvimento econômico e social de nossos municípios”, disse.
Participam do evento representantes dos mais de 5.500 municípios brasileiros, além de integrantes dos governos estaduais, federal, e outras autoridades públicas.
Os participantes debatem temas que impactam diretamente a população dos municípios, como políticas climáticas, segurança pública, orientações sobre emendas parlamentares, saúde, educação e outros assuntos.
Audiência Pública
Ainda em Brasília, Aloisio Alan também participou de uma nova audiência pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na sede da agência, sobre o projeto de concessão da chamada Rota 2 Julho, que envolve a BR-116 e a BR-324. Assim como na audiência realizada em Vitória da Conquista do mês, o vice-prefeito expressou o descontentamento dos gestores das cidades cortadas pela BR-116 com a antiga concessionária, e pediu que a nova concessão seja feita de forma prudente. “Essa concessão não pode ser feita a toque de caixa. Precisamos discutir diversos pontos com seriedade, e não adianta entregar a gestão das rodovias sem que antes sejam feitas as intervenções urgentes necessárias. A BR-116 é um importante vetor modal de transporte de alimentos, e o mau estado das estradas encarece o transporte, aumenta o tempo de entrega. Isso afeta também os serviços de saúde, por exemplo”, afirmou o vice-prefeito, pedindo a cooperação entre os deputados e demais políticos da região. “Não temos pressa na concessão, temos pressa nas melhorias”.