O senador baiano Angelo Coronel (PSD) foi o parlamentar mais procurado por prefeitos durante a XXVI Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília. Em entrevista exclusiva ao Informe Baiano, nesta terça-feira (21/05), ele revelou que apenas nos três primeiros dias de evento recebeu em seu gabinete mais de 300 gestores municipais da Bahia. O IB acompanhou a intensa movimentação no sétimo andar de um dos prédios da Casa Alta do Congresso. Prefeitos de diversas correntes partidárias aguardavam ansiosos e pacientemente pelo encontro.
“Eu fico feliz de defender uma causa que é uma bandeira da minha vida pública. Quando fui prefeito, criei junto com Murilo Leite o PMN, o Partido Movimento Nacionalista. Hoje, continuo lutando pelo municipalismo aqui no Senado. Essa sempre foi minha principal bandeira”, afirmou Coronel após receber a comitiva liderada pelo ex-prefeito Marcelão Pedreira e a prefeita Manuela Pedreira, da cidade Governador Mangabeira, no recôncavo baiano.

O senador destacou que prefeitos de quase todos os municípios baianos que o conhecem passaram pelo seu gabinete durante a marcha, muitos em busca de apoio, orientações e emendas. “Às vezes, as emendas são pequenas, mas o coração é grande. A gente sempre oferece uma palavra de conforto, de incentivo. Sabemos as agruras pelas quais passam as prefeituras”, disse.
Coronel também defendeu a aprovação da PEC-66, que trata da renegociação das dívidas previdenciárias dos municípios, e da PEC-5, de sua autoria, que propõe a fixação da alíquota da contribuição previdenciária patronal dos municípios em 8%. “São bandeiras de amor à causa municipalista. É com esse espírito que sigo trabalhando no Senado”, concluiu.