Durante entrevista à Rádio Band nesta quinta-feira (22/05), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou a retirada da concessionária Via Bahia das BRs-324 e 116 e falou sobre os próximos passos para a nova concessão. O chefe do Executivo estadual evitou cravar o valor da futura tarifa de pedágio, mas a estimativa atual é de que o custo possa chegar a R$25 por veículo.
“Agora, não me pergunte qual vai ser o custo. Só estou reivindicando que tenha, sim, qualidade”, respondeu o governador ao ser questionado sobre o possível aumento, que tem gerado preocupação entre os motoristas. Jerônimo ressaltou que, apesar do impacto esperado, o foco no momento é garantir melhorias nas estradas.
Segundo ele, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já assumiu provisoriamente os trechos e será responsável por serviços como guincho, ambulância, monitoramento e recuperação do asfalto. O trabalho será realizado até que a nova empresa vencedora da licitação assuma a concessão.
A expectativa é que o novo leilão aconteça até o final de 2025. Enquanto isso, o governo estadual articula com o Ministério dos Transportes a execução de obras emergenciais e intervenções estruturais em pontos críticos, como nas regiões de Mutum e na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, que está interditada.
Jerônimo comemorou a saída da Via Bahia, que classificou como “uma festa” para os baianos. “A Bahia não merece isso. A gente estava na boca do foguete com essa empresa”, afirmou. O Governo vai pagar quase R$1 bilhão para a Via Bahia pelo encerramento do contrato.