O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta sexta-feira (23/05) que uma nova ponte será construída na BR-101, no trecho que passa pela cidade de Itapebi, no sul da Bahia. A atual estrutura, que cruza o Rio Jequitinhonha e possui cerca de 600 metros de extensão, foi condenada após inspeção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e será demolida. A previsão é de que a nova ponte fique pronta em até um ano.
Durante esse período, a travessia de veículos será realizada por meio de uma balsa. “Pedi ontem ao DNIT a otimização do processo para que, no máximo em 30 ou 40 dias, tenhamos uma empresa selecionada em contrato emergencial para iniciar a demolição e a construção da nova ponte”, afirmou o ministro.
O governo federal também articula com a Neoenergia, responsável pela barragem próxima ao local, a instalação de uma estrutura provisória para permitir a travessia, por balsa, de veículos leves, ambulâncias e serviços essenciais das prefeituras da região.
Enquanto a nova ponte não é concluída, o DNIT atua com quatro frentes simultâneas de trabalho no desvio alternativo de 50 quilômetros. Estão sendo aplicadas pedras e cimento para garantir melhores condições de tráfego. As obras no trecho seguirão até que o trajeto esteja totalmente adequado.
‘Cadê a parceria Lula-Jerônimo?’, questiona ACM Neto após ponte ser interditada no sul da Bahia