O Bahia tem um desafio decisivo nesta quarta-feira (28), quando enfrenta o Internacional no Beira-Rio, pela 6ª e última rodada da fase de grupos da Libertadores. Em um duelo de vida ou morte, apenas o triunfo interessa ao Tricolor de Aço para seguir vivo na competição continental.
A missão, no entanto, é das mais difíceis. O Esquadrão não vence o Inter em Porto Alegre desde 2014, quando superou os gaúchos na Copa Sul-Americana. De lá para cá, foram sete confrontos no Beira-Rio, com seis vitórias coloradas e apenas um empate. No histórico geral com mando do Inter, são 30 jogos, com 21 vitórias do time gaúcho, seis empates e apenas três triunfos baianos.
No retrospecto da própria Libertadores, o último encontro entre os dois clubes foi em 1989, quando se enfrentaram na fase de grupos e nas quartas de final. Na ocasião, o Bahia venceu os dois jogos da primeira fase, mas acabou eliminado pelo Inter no mata-mata.
Com apenas 16,7% de aproveitamento nos confrontos como visitante contra o Colorado, o Tricolor deve ir com força máxima e ao menos uma surpresa na escalação para tentar reverter a estatística e escrever um novo capítulo em sua história na Libertadores.