Um homem de 61 anos foi preso em flagrante no último domingo (25/05), no município de Macaúbas, no sudoeste da Bahia, suspeito de estuprar uma adolescente de 13 anos. A prisão ocorreu após ele ser flagrado por policiais militares saindo de uma casa com a jovem. Segundo a Polícia Civil, o homem teria oferecido R$ 500 a dois suspeitos em troca da adolescente.
De acordo com informações da Polícia Militar, o suspeito levou a adolescente para sua residência na noite de sábado (24), após suposta negociação com dois outros homens. Um dos envolvidos tem 17 anos e é primo da vítima.
O pai da adolescente relatou que, ao notar o desaparecimento da filha, iniciou buscas e a encontrou na garupa de uma motocicleta conduzida pelo homem. O encontro aconteceu em uma avenida da cidade. O pai tentou abordar o suspeito, mas, segundo o relato, ele acelerou e fugiu com a garota. O Conselho Tutelar e a PM foram acionados.
No dia seguinte, a polícia localizou o homem saindo de outro imóvel com a adolescente. Ao perceber a aproximação dos agentes, o suspeito tentou fugir pulando o muro da casa, mas foi detido. Conforme os policiais, ele confessou o estupro da menor e tentou subornar os agentes oferecendo R$ 10 mil.
O homem foi autuado pelos crimes de estupro, corrupção de menores, favorecimento da prostituição ou exploração sexual de criança, ou adolescente, tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e corrupção ativa. Após ser ouvido na delegacia, ele foi transferido para o Presídio Regional de Brumado, também no sudoeste do estado. O inquérito policial foi concluído na terça-feira (27) e encaminhado ao Poder Judiciário.
A adolescente foi encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e permaneceu internada. O estado de saúde dela não foi divulgado.
Os outros dois suspeitos também foram detidos. O jovem de 17 anos foi liberado após os procedimentos legais. O segundo homem, maior de idade, passou por audiência de custódia e irá responder ao processo em liberdade.